Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
José Gilson Borges Rodrigues
Região
Endereço
Travessa Padre Eutíquio, 3172 - Condor, Belém - PA
Descrição Geral e/ou Histórico
A Casa do Gilson nasce do desejo de José Gilson continuar os encontros e as rodas ocorridas anos antes, em 1979, período em que Aldemir Ferreira da Silva criou a Casa do Choro - espaço que funcionava no quintal de sua casa, a agregar chorões, sambistas, compositores vinculados a outros gêneros musicais, jornalistas, escritores e outros artistas. Nesta antiga Casa - cuja inauguração contou com a presença do conjunto Época de Ouro, na cidade por ocasião de um evento à parte - Everaldo Pinheiro, Manoel Cordeiro, Mestre Paulo do Pandeiro, Laureano, Sabará, Adamor do bandolim, entre muitos outros, se reuniam no intuito de tocar e cantar choros e sambas. Tais musicistas são tidos, hoje, como integrantes da velha guarda do choro na cidade. Em 1983 falece Aldemir e, anos mais tarde, Gilson toma a iniciativa de promover encontros semelhantes aos outrora ocorridos na Casa do Choro, agora no quintal de sua própria casa. Ali, muitos musicistas importantes, como Paulo Moura, Silvio Nery, Tiago Amaral, Carla Cabral, entre outros, se apresentam ou já se apresentam, dando canjas, divulgando composições e apresentado ao público alguns temas clássicos do choro.
Informações Complementares
A casa do Gilson realizou em 2007 um festival que culminou na gravação de um disco, a envolver a participação dos finalistas do concurso o integrou. Este contou com uma nova edição, em 2021, já durante a pandemia, transmitida pelo Youtube.
Ubiratan Porto é um cartunista e bandolinista que residiu na antiga Casa do Choro. Nos pareceu uma pessoa interessante a contatar para a pesquisa, no intuito de obter mais detalhes sobre a história das duas casas do choro. Seu estado de saúde no momento, porém, é delicado e, por tal motivo, nos resguardamos em relação ao referido contato.
Referências
CAVALLERO, Pedro. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 18 de maio de 2021.