Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Paulo Soares Ramos (Paulinho Bandolim)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói - RJ
Descrição Geral e/ou Histórico
Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói é uma associação criada com o objetivo de incentivar a difusão do choro. Em sua inauguração, contou com a presença dos músicos Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão), Diogo Barreto (pandeiro), Phelipe Ornellas (cavaquinho), Eduardo Jones (cavaquinho), Marcílio Lopes (bandolim), Wellington Krepke Duarte (violão de 7 cordas) e Denise Coimbra (violão), entre outros.Durante quatro meses, o Clube do Choro de Niterói promoveu uma roda de choro semanal, sempre às segundas-feiras. Na época, o local escolhido para esses encontros foi a Praça da Cantareira, em parceria com o bar Mãe D'Água, propiciando uma aproximação do choro com o público universitário da Universidade Federal Fluminense e o público em geral. Foi criado um blog para divulgação de informações das rodas, que foi atualizado semanalmente com os registros de cada edição.Em 2016 o Clube deu um importante passo, passando a realizar suas atividades no complexo do Teatro Municipal de Niterói, com apresentações mensais na Sala Carlos Couto. Em cada edição um tema é abordado, seja um autor, um disco, buscando aprofundar o tema tanto pelo aspecto musical quanto pelo aspecto biográfico. Além disso, cada edição conta com participações especiais de nomes expressivos da música do eixo Rio-Niterói. O Clube do Choro de Niterói atualmente conta com a parceria da Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Segundo informações contidas no website do clube, a música niteroiense sempre possuiu notória vocação para cultivar o choro, revelar e abrigar grandes músicos e compositores do gênero. Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro, ao lado de Jacob do Bandolim. Outros nomes de artistas niteroienses citados, veteranos no universo do choro, são Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, Rogério Souza e Márcio Hulk.
Entre 2016 e 2018, além dos veteranos citados, apresentaram-se no clube os instrumentistas Tiago do Bandolim, Luis Nassif, Marcílio Lopes, Andrea Ernest Dias, Nilze Carvalho, Antonio Rocha, Carlos Malta, Rodrigo Milek, Vinicius Macedo, Kiko Horta, Paulão 7 Cordas, e cantores como Marcos Sacramento, Paulo Marquez, Elen de Lima, Grazie Wirtti, Beatriz Rabello, Juarez de Brito, entre outros. Os compositores homenageados nos espetáculos foram Juventino Maciel, Bonfiglio de Oliveira, Cartola, Jacob do Bandolim, Baden Powell, Severino Araújo, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga e compositoras mulheres do choro.
Website da associação
Clube do Choro de Niterói - Home http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=3017&equ=mapadeartistas
Referências
Página da associação no Facebook. Disponível em Clube do Choro de Niterói - Home Acesso em 13 de agosto de 2021.
LOPES, Marcílio. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 14 de maio de 2021.
RAMOS, Paulo Soares. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 14 de maio de 2021.