Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Yves Finzetto, Deni Domenico (diretores)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Paes de Barros, 955 - Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro na sua versão atual foi fundado em 2015, como fruto da articulação entre chorões da cidade, o jornalista Luiz Nassif e a Prefeitura de São Paulo. O Clube ganhou como sede o recém-reformado Teatro Arthur Azevedo, na Mooca (zona leste de SP), contou uma programação mensal de 3 shows e rodas de choro semanais aos sábados, e ficou ativo de agosto de 2015 a dezembro de 2016. De janeiro de 2017 a julho de 2019 o Clube ficou sem a sede no Teatro e sem o apoio da Prefeitura para as atividades. No entanto, o Clube promoveu alguns shows durante este período. O retorno das rodas regulares aos sábados ocorreu no segundo semestre de 2019 e os shows estavam programados para retornarem no início de 2020, no entanto, foram cancelados devido à pandemia. Neste período foram organizadas 82 rodas de choro, 37 shows e 12 workshops no Teatro Arthur Azevedo. Além das atividades no teatro, o Clube realizou outros eventos como o “Elas no choro” (rodas de choro só com mulheres em espaços abertos da cidade, no mês da Mulher), shows na Virada Cultural, no Aniversário de São Paulo e no evento “Móocaamor”, todos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Clube também organizou, com recursos oriundos de outras fontes, eventos no Sesc Pompéia, Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles, entre outros.
No palco do Clube do Choro já estiveram nomes como Hamilton de Holanda, Déo Rian, Isaías e seus chorões, Danilo Brito, Grupo Ordinarius, Proveta e Alessandro Penezzi, Nikolas Krassik e Mestrinho, André Mehmari, Thiago Espírito Santo, Luizinho 7 cordas, Rogério Caetano, Choro das 3, entre outros, além de grupos atuantes em São Paulo. As rodas de choro aconteciam até o início da pandemia, acusticamente aos sábados das 17 às 19h e eram comandadas por 5 músicos que recebiam cachê, mantendo a dinâmica de ser um espaço aberto e democrático, onde músicos de todos os níveis podem participar. Isso tornou a roda do Clube um ponto de referência para o público, para os músicos da cidade e para turistas estrangeiros. Já participaram das rodas e shows mais de 250 músicos, entre flautistas, bandolinistas, saxofonistas, acordeonistas, clarinetistas, pianistas, cavaquinistas, violonistas, pandeiristas, trombonistas, violinistas, violoncelistas, gaitistas etc.
Informações Complementares
Durante o período de 2020, em virtude da pandemia, em substituição às rodas semanais ocorreram 40 lives com participação de membros do clube tocando de suas residências. Em 2021 ocorreram 30 programas chamados Sala de Ensaio, também oferecidos no formato online, dentro dos padrões de segurança. Os vídeos se encontram todos na página de Facebook do Clube do Choro.
Website da associação
Referências
DOMENICO, DENI. Depoimento à equipe de pesquisa em julho 2021.
Clube do Choro de São Paulo. Vídeo comemorativo. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCXOXeqFb_ag9X1WNVzZcayA. Acesso em: 30 julho de 2021.
Clube do Choro de São Paulo convida mulheres para roda aberta aos sábados. disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=skezZgB6Us4
https://catracalivre.com.br/samba-em-rede/clube-do-choro-de-sp-convida-mulheres-para-roda-aberta-aos-sabados/. Acesso em: 30 julho 2021.