Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Prof. Marcelo Mateus
Endereço
Rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, Sobral, Ceará. CEP 62010-560. Bloco I – Mucambinho. Coordenação do Curso de Música UFC/Sobral (licenciatura).
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Grupo de Choro da Universidade Federal do Ceará foi criado em 2018 após os integrantes do grupo Camerata de Cordas Dedilhadas decidirem se dedicar ao repertório específico do Choro. As atividades principais consistem em Ensaios (de construção de arranjo, análise e prática das músicas), Recitais Didáticos (em escolas públicas da região, utilizando os arranjos criados nos ensaios) e a Roda de Choro (realizada na cantina do Bloco I e com um foco mais agregador e espontâneo). No ano de 2020, em função das restrições em combate a pandemia de COVID-19, as atividades presenciais foram interrompidas e as atividades do grupo diminuíram drasticamente. Junta-se a isso o fato de vários estudantes terem se formado, o que levou a uma renovação dos integrantes em meio a um trabalho remoto que ainda não tem funcionado bem. Os instrumentos do Grupo de Choro são, normalmente: bandolim, cavaquinho, violão (6 e 7 cordas) e pandeiro. Nas Rodas de Choro, o número de opções é maior: sax, flauta, violoncelo, ukulele, canto, escaleta etc. A ação do Grupo de Choro da UFC/Sobral acabou mudando um pouco a cena cultural local, promovendo mais apresentações, levando o repertório do choro para o conhecimento de crianças de várias escolas (cerca de 4 mil crianças atingidas em 2019) e estabelecendo um estímulo à música instrumental, especificamente ao choro, que não existia. A roda de choro da UFC é a única roda permanente (ao menos no período entre julho de 2018 e fevereiro de 2020) que temos notícia na cidade e região. A influência do Grupo de Choro na cultura musical da Licenciatura em Música foi tão marcante que, na ocasião do novo currículo (2020), foram adicionadas as disciplinas “Instrumento Complementar - Bandolim” I e II, assim como “Instrumento Complementar - Cavaquinho” I e II. O Repertório do Choro passou a integrar mais ativamente as disciplinas de Prática Instrumental relacionadas ao Violão, inclusive com a adição (opcional) do Violão 7 Cordas.
Dimensão do Público Atingido
Nas apresentações em 2018: cerca de 3 mil pessoas. Nas apresentações em 2019: cerca de 4,5 mil pessoas. Nas rodas de Choro entre 2018 e 2019: cerca de 50 pessoas.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O Grupo de Choro tem três públicos principais: as crianças da escola básica, as pessoas de eventos diversos (dentro e fora da universidade) e as pessoas ao redor da Roda de Choro. As crianças da Escola Básica têm acesso a partir dos recitais didáticos empreendidos em parceria com o Projeto Música na Escola (http://musicanaescola.sobral.ufc.br/index.php/2019/11/20/grupo-de-choro-e-pratica-de-grupo-vocal-08-de-novembro-de-2019/). O público em geral acontece em apresentações na qual o Grupo é convidado, tais como: encontros universitários, aberturas de palestras e conferências, mostras musicais locais. O público da Roda de Choro envolve, para além das pessoas que integram e tocam ativamente na Roda de Choro, aquelas pessoas que estão na Cantina e que se acostumaram a acompanhar e apreciar a roda de choro, mesmo que apenas ouvindo. Envolve professores e estudantes universitários (psicologia, economia, finanças, odontologia, música etc.), além de pessoas da comunidade que vão à Universidade para assistir a roda de choro.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de bolsas/apoio para alunos de baixa renda | Necessita de materiais e equipamentos
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
(Equipamentos de amplificação sonora de maior qualidade e mais práticos de transportar)
Informações Complementares
A cultura do Choro passou a integrar mais fortemente o currículo da Licenciatura em Música da UFC em Sobral com a inserção do repertório nos estudos das disciplinas de violão, um uso maior do violão 7 cordas e a implementação de disciplinas de Bandolim e Cavaquinho. Também as pesquisas de TCC passaram a escolher o Choro como tema de trabalho.
Website da Ação
Muitas das ações podem ser acompanhadas em postagem do projeto Música na Escola: http://musicanaescola.sobral.ufc.br/ e também no Facebook e Instagram Grupo de Choro UFC-Sobral.
Contato - Telefone
(88) 9 9249-0415 (Marcelo Mateus)
Referências
EVANGELISTA, L. S. Aprendizados desenvolvidos na roda de choro da UFC – Sobral. Sobral, 2019. 77f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura). Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52271 Acesso em: abril de 2021.
MELO, Carlos Henrique Rufino. Os aspectos formativos do Choruarú da Escola de Música de Sobral. Sobral, 2021. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021.