Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Professor Aloysio Fagerlande
Endereço
Rua do Passeio, 98
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O curso de Mestrado Profissional em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ objetiva a formação continuada de profissionais especializados em práticas musicais avançadas, englobando o domínio individual do meio expressivo (instrumento específico, voz, regências), a experiência orientada da prática coletiva, como também a formação em atividades auxiliares na construção da carreira de criação musical. Objetiva também a formação avançada e contínua de profissionais especializados em práticas docentes para atuar, especificamente, por meio da prática de ensino de instrumentos musicais, canto e regências, nas modalidades coletiva, individual ou à distância, em projetos de música pertencentes aos diversos níveis de ensino. A carga horária é de 360h e a obtenção do título se dá após a conclusão do ato de Defesa da Dissertação/Produção Artística ou Pedagógica, que reflete o resultado das experiências dos mestrandos e deve comprovar que o mestrando possui a capacitação para uma prática profissional avançada de procedimentos e processos aplicados no campo da música. Alguns dos trabalhos realizados no PROMUS se relacionam com o choro. Um deles foi a dissertação de Rogério Caetano, apresentando o resultado da pesquisa sobre o violão de 7 cordas de aço solo, fruto do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira artística, no qual foi possível perceber referências às escolas de violão de Dino 7 Cordas e Raphael Rabello. Os produtos artísticos finais apresentados foram uma gravação em áudio e vídeo e a digitalização das partituras de dez peças de sua autoria compostas especialmente para o violão de 7 cordas de aço solo. Os objetivos foram consolidar o violão de cordas de aço como instrumento solista, divulgar um repertório próprio para o instrumento e estabelecer uma nova forma de se tocar e um novo padrão tímbrico sonoro para esse instrumento. Outro trabalho relacionado ao choro realizado no PROMUS foi a dissertação de Paula Borghi, que aborda alguns dos processos percorridos durante o estudo interpretativo sobre dez obras para violão solo de Mauricio Carrilho, baseadas na linguagem do choro. O resultado está registrado em plataforma digital que objetiva divulgar e disponibilizar as dez obras gravadas em vídeo, as partituras originais das dez peças e as partituras revisadas com digitação para o violão, elaboradas de acordo com as interpretações gravadas. O trabalho “Caderno de Choros para Percussão”, de Paula Letícia Belmiro Buscácio Veras Ramos apresenta uma série de 12 arranjos de choros para grupo de percussão elaborados a partir de partituras originais das obras. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico, o material reúne partituras que contemplam diferentes graus de complexidade, possibilitando ao professor a realização de um trabalho em conjunto com estudantes de vários estágios de aprendizado no instrumento.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Músicos profissionais
Website da Ação
Contato - Email
paulo_sa@musica.ufrj.br
Referências
https://promus.musica.ufrj.br/pt/
CAETANO, Rogério. O violão de 7 cordas de aço solo: gravações em áudio e vídeo e partituras digitalizadas de 10 peças. Dissertação (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
BORGHI, Paula Pereira. Dez obras para violão solo de Mauricio Carrilho. Dissertação (Mestrado Profissional em Música. Área de Concentração: Práticas Interpretativas. Linha de pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
BUSCÁCIO, Paula. Caderno de Choros para Percussão. Rio de Janeiro, 2021. PROMUS, UFRJ.