Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Maria Aparecida Godoy (produtora) Prof. Rafael dos Santos (coordenador) Prof. José Roberto Zan (coordenador)
Endereço
Instituto e Artes -UNICAMP
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Encontro de Choro da UNICAMP surgiu de uma iniciativa dos alunos Felipe Guimarães e Rodrigo Eisinger e dos professores do IA (Instituto de Artes) José Roberto Zan e Rafael dos Santos. A 1ª edição foi realizada em abril de 2004, mês do nascimento de Pixinguinha, e teve a participação de Proveta, Roberto Gnattali, Quatro a Zero e Conjunto Madeira de Lei, dentre outros. Após essa edição inaugural, o evento realizou-se consecutivamente entre 2006 e 2010, tendo seu nome modificado para Encontro Nacional de Choro em 2009 e Encontro Nacional de Choro da UNICAMP em 2010. Alguns dos temas dos eventos foram: “Ano Radamés Gnattali” (2006), “Homenagem a Dino 7 Cordas” (2007), “A linguagem do choro e sua presença na música brasileira” (2008) e “Sotaques do Choro: uma música brasileira” (2009). O Encontro voltaria a ser realizado em 2014 (“O papel do choro na formação do músico brasileiro”) e em 2015, sob o nome de 1º Encontro de Choro de Campinas e o tema “A mulher no choro”. Todas as edições contaram com a participação de grupos formados por alunos do IA e chorões de Campinas e região, com a iniciativa e organização de alunos e professores a partir da necessidade de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos de música popular e de promover a troca de experiências com músicos de renome convidados para as mesas redondas, aulas e shows. Na organização destacam-se os nomes dos então alunos Felipe Guimarães, Vitor Garbelotto e Almir Côrtes, além da produtora Cida Godoy, tendo como artistas convidados Mário Sève, Toninho Carrasqueira, Luizinho 7 Cordas, Maria Teresa Madeira, Daniela Spielmann, Dilmar Miranda, Armandinho, Izaías Bueno, Márcia Taborda, dentre muitos outros. As últimas edições do encontro (2014-2015) contaram com a participação do núcleo de professores da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, com Mauricio Carrilho, Paulo Aragão e Jayme Vignoli, dentre outros. Os eventos ocorreram sob apoios diversos, dentre os quais o do Centro de Produções do IA, da Visarte (Empresa Júnior do IA), Fapesp e ProAC, além do patrocínio e apoio de hotéis, bares e restaurantes próximos à UNICAMP.
Dimensão do Público Atingido
400 pessoas em média para cada encontro.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Pessoas interessadas em choro, músicos, alunos da UNICAMP, de música e/ou de outros cursos. Os eventos eram gratuitos com ampla divulgação, com a maior parte das atividades concentradas no auditório do IA (Instituto de Artes), com ampla acessibilidade.
Informações Complementares
O encontro não ocorreu mais a partir de 2016 devido à falta de verbas.
Website da Ação
Não há indicação
Contato - Email
degodoy@unicamp.br
Referências
GODOY, Cida. Depoimento à equipe de pesquisa em julho de 2021.
MODESTO, Marcio. Depoimento à equipe de pesquisa em julho de 2021.
1º Encontro de Choro de Campinas. Programa de divulgação. 16 a 24 Abr. 2015.
6º Encontro Nacional de Choro da Unicamp. Programa de divulgação. 28 a 30 Abr. 2010.
II Encontro de Choro da Unicamp. Programa de divulgação. 23 a 29 Abr. 2006.
III Encontro de Choro da Unicamp. Programa de divulgação. 23 a 26 Abr. 2006.
IV Encontro de Choro da Unicamp. Programa de divulgação. 23 e 24 Abr. 2008.
V Encontro Nacional de Choro. Programa de divulgação. 26 a 30 Abr. 2009.
VII Encontro de Choro da Unicamp. Programa de divulgação. 04 a 09 Maio 2014. (Os programas fazem parte do acervo pessoal de Márcio Modesto.
https://eventosdepturismo.campinas.sp.gov.br/vii-encontro-de-choro-da-unicamp.
Acesso em 31 jul 2021.
https://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=26611
Acesso em 31 jul 2021