Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) Lilian Ribas (coordenadora)
Endereço
R. Mateus Leme, 66 – São Francisco
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Conservatório de MPB de Curitiba (CMPBC) é a primeira escola de música do Brasil dedicada exclusivamente à música popular brasileira. Foi inaugurado em 1993, em homenagem aos 80 anos de nascimento do poeta Vinícius de Moraes. Sua idealização fez parte de um projeto de revitalização urbana do centro da cidade, realizado pelo então prefeito Jaime Lerner. Encontra-se num prédio histórico, o antigo Sobrado dos Guimarães, sendo agora um Memorial da Música Brasileira. Com a direção do maestro carioca Roberto Gnattali, responsável por criar todo o projeto pedagógico desde o começo até 2002, o CMPBC desenvolveu uma linha didática voltada exclusivamente para a música popular brasileira, tendo o choro como um dos principais gêneros valorizados neste processo. Esta linha permanece inabalável até os tempos de hoje e o CMPBC está consolidado como um grande núcleo que envolve música e manifestações populares como o boi, fandango, o carnaval, dentre outras. Junto com a Oficina de Música Popular, administrada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), através do ICAC, que também administra o CMPBC, é responsável por um grande incremento na cena da música popular brasileira na cidade de Curitiba. Contudo, a comunidade que recebe estes benefícios está muito além da cidade, atingindo um público oriundo de outros estados e outros países. Existem várias práticas de conjuntos, inclusive de choro, além de aulas de instrumentos, arranjo, composição, harmonia, linguagem e estruturação musical, cursos de piano, violão e bateria para crianças, e canto popular. Os instrumentos contemplados são: acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, flauta doce, guitarra elétrica, percussão, piano, saxofone, trombone (tuba e bombardino), viola caipira, violão de 6 e violão de 7.
Dimensão do Público Atingido
Aproximadamente 900 alunos por semestre. A quantidade de vagas por turma varia entre 02 a 30 participantes, dependendo da atividade.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
O CMPB aceita desde alunos iniciantes até profissionais que busquem um direcionamento maior para os gêneros populares. Há esquema de bolsas e ações nas Ruas da Cidadania, que é um projeto da prefeitura, parceiro do CMPB, para inserir a música nos bairros.
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Outros: Necessita de plano de carreira para os professores, pois o contrato é apenas de aluguel de sala para dar aula, não há mais nenhum vínculo ou gerenciamento de algum tipo de sindicato.
Informações Complementares
Todo aluno matriculado num instrumento tem o direito de participar de uma disciplina teórica e outra prática. Possui uma boa biblioteca e uma excelente fonoteca. Abriga grupos profissionais de excelência e com reconhecimento internacional, totalmente dedicados à música popular brasileira, como a Orquestra À Base de Sopros, a Orquestra À Base de Cordas, o Coral Brasileirão e o Coral Brasileirinho. Também existem projetos artísticos que envolvem professores, alunos e a comunidade musical local, como o Afina-se, Canja Musical, Shows de Alunos, Terça Brasileira, Domingo 11h30, Pixinguinha na Praça e a Roda de Choro.
Website da Ação
Contato - Email
secretariacmpb@curitiba.pr.gov.br||conservatoriodempb@gmail.com
Referências
Website do Conservatório de MPB de Curitiba. Disponível em http://www.conservatoriodempb.com.br. Acesso em 18 de agosto de 2021.
ESTEVAM JÚNIOR, Osmário. Membro desta equipe de pesquisa e ex-professor do CMPBC (13 de maio de 2021).