Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Andréia Veber (Universidade Estadual de Maringá)
Endereço
Avenida Londrina, 678, Zona 8, Maringá.
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) criado pela musicista e professora Andréia Veber. É voltado para a comunidade interna e externa, com ações diversificadas a cada ano, sempre dependendo do perfil dos estudantes que passam pelo projeto. O projeto nasceu dentro da UEM, como ação de extensão e, durante 8 anos, foi se moldando de acordo com o cenário a cada ano, sempre estimulando a criação de novos grupos regionais. A estrutura principal do projeto se configurou em três ações: oficinas, seguidas de roda de choro e formação de grupo musical. Em geral, as oficinas acontecem antes da roda, para que depois todos os alunos possam se juntar e sentir no coletivo a prática que está sendo realizada nas oficinas específicas. As turmas são normalmente divididas em: violão, cavaco, percussão (foco no pandeiro), canto e uma chamada de instrumentos melódicos no Choro (para tratar de todos os outros instrumentos). O grupo musical é formado por estudantes que atuam nas oficinas, com trabalho de repertório e arranjo. Sempre que possível, convidam-se participantes das oficinas para tocar em apresentações com o grupo.
Dimensão do Público Atingido
Em média, esta atividade envolve cerca de 100 a 150 participantes ativos por ano, sendo que já tiveram edições que essa quantidade chegou a 500 alunos inscritos.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Trata-se de um projeto de extensão da UEM, aberto à comunidade de Maringá.
Informações Complementares
Foram feitas muitas apresentações, incluindo duas representações brasileiras em eventos internacionais, pela ISME (Chile 2013) (Peru, 2015). Foram realizados projetos em comunidades e, neste caso, abrindo para música brasileira em geral, de acordo com o perfil da comunidade. Realizou-se um projeto de incubadora de regionais, juntando os participantes das oficinas em pequenos grupos para receberem orientação semanal e assim disso surgiram grupos que se mantiveram.
Contato - Email
Andréia Veber, aveber@uem.br
Referências
VEBER, Andréia. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 05 de maio de 2021.