Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Matheus Kleber (Fundador e Coordenador do Grupo de Choro) Fundação Municipal de Artes de Montenegro
Endereço
Fundação Municipal de Artes de Montenegro R. Cap. Porfírio, 2141 – Centro Montenegro – RS
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Grupo de Choro da FUNDARTE foi fundado pelo músico e professor Matheus Kleber em setembro de 2012, e é uma das atividades oferecidas como disciplina de Prática de Conjunto, aberta à comunidade. Além de estimular a prática da música em conjunto, esta atividade tem como objetivo oferecer aos integrantes o desenvolvimento de elementos da linguagem do choro. O repertório do grupo é estritamente relacionado ao gênero choro. Porém, são trabalhadas competências que podem ser aproveitadas em experiências musicais em outros estilos. Dentre estas técnicas, se destacam: a habilidade de improvisação, a leitura musical (na pauta e de cifras), reconhecer e entender as diferenças dos ritmos ligados ao gênero (maxixe, choro, samba, choro-sambado, valsa, polca, partido alto, frevo, baião, etc.), desenvolver técnicas de acompanhamento, e trabalhar as diferentes maneiras de interpretação das melodias em cada um destes ritmos. O repertório é definido através de sugestões dos alunos e os arranjos são criados coletivamente nos ensaios O grupo já se apresentou no SESC Partituras; no II Encontro de Orquestras Jovens; no XXIII Seminário de Arte e Educação; realizou três concertos com a Orquestra de Câmara da FUNDARTE, além de participar de outros espetáculos e saraus promovidos pela própria fundação.
Dimensão do Público Atingido
Em torno de 10 integrantes.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Inicialmente, o projeto era aberto somente para alunos(as) da Fundarte, mas depois passou a integrar ex-alunos da Fundarte, que se mobilizaram em participar e convidaram pessoas da comunidade que foram incluídas aos encontros. Público eclético que inclui alunos da FUNDARTE, alunos de graduação (da UFRGS, por exemplo), ex-alunos da Fundarte, membros da comunidade não vinculados ao estudo formal de música. Idade variada. Atividade gratuita, aberta a comunidade.
Informações Complementares
Integrantes do Grupo de Choro da FUNDARTE em 2021: Bandolim Júlia Lorenz Violão de 7 cordas Júlia Schirmer Pandeiro Bruno Porto Piano Morgana Kremer Flauta transversa Alexandre Franczak Contrabaixo Luiz Guilherme Timm Violino Rossana Backes Acordeon Matheus Kleber Descrição do “Curso Básico de Música” da FUNDARTE O Curso de Música tem como principal objetivo o desenvolvimento dos elementos técnicos necessários para realização musical de diferentes gêneros e repertórios do instrumento, o qual está organizado em Módulos: Inicial, para crianças de 8 a 10 anos; Fundamental, para alunos acima de 11 anos; Intermediário; Avançado e; Oficina de Adultos destinada aos alunos acima de 18 anos, exceto para os de canto, cuja idade mínima é 21 anos. Os Módulos trabalham os conteúdos relativos à linguagem musical, de forma progressiva e sequencial. A Oficina de Adultos tem a duração de dois anos, contemplando um trabalho inicial de musicalização. Além disso, para os alunos da educação infantil, oferece-se os cursos de Musicalização, na faixa etária de 4 a 6 anos e Musicalização através do Instrumento, para alunos de 6 e 7 anos. Aos alunos do Curso Básico de Música, a FUNDARTE oportuniza a possibilidade de participarem de grupos artísticos, os quais são os seguintes: Conjunto Instrumental, Grupo Cordas, Grupo de Choro, Grupo de Jazz, Guitar Band, Camerata, Orquestra de Sopros, Coros: Criarte, Cantarte e Saber Viver e finalmente, Grupos de Música de Câmara.
Contato - Telefone
(51) 9958-3380 (Matheus Kleber)||(51) 3632-1879(Fundarte - RS)||(51) 98939-4221 (Whatsapp)
Contato - Email
fundarte@fundarte.rs.gov.br
Referências
KLEBER, Matheus. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 26 de Abril de 2021.
FUNDARTE - RS. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/728/pdf_19. Acesso em: 26/04/21