Coleção
Ações de Ensino
Item
Núcleo de Choro Basileu França – Escola do Futuro em Artes Basileu França/Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO)
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
João Fernandes da Silva Neto
Endereço
Av. Universitária nº 1.750, St. Leste - Universitário, CEP: 74.605-010
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
As origens da escola Basileu França datam de 1967 na antiga Escola de Artes Veiga Valle, primeira escola pública estadual de arte no Estado de Goiás. No final de 2001, a Assembléia Legislativa de Goiás aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro e, posteriormente, Circo. A escola se estabeleceu definitivamente na área atual no ano de 2002, tendo na direção a professora Sonia Maria de Araújo. O nome Basileu França foi uma homenagem ao escritor e jornalista Basileu Toledo França, uma vez que o Centro de Educação foi instalado em uma área que pertenceu à sua família. Os Cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Artes foram implantados em 2006 e contemplam as áreas de Arte Dramática, Artes Visuais, Dança e Música (Canto, Instrumento Musical e Regência). Nos anos de 2014 a 2017 a escola teve a direção do Maestro Eliseu Ferreira da Silva. Inicialmente foi vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e, a partir de 2015, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Neste mesmo ano o nome da instituição foi alterado para Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França. Em 2021 o nome da intituição foi alterado para Escola do Futuro em Artes Basileu França. O núcleo de Choro do Basileu França tem como objetivo interpretar as obras significativas do repertório do Choro. Visa ainda contribuir para o repertório do gênero através do incentivo à composição, uma vez que o grupo toca peças compostas por seus membros. Outra faceta importante deste trabalho é a geração de material didático, uma vez que os alunos (principalmente os de violão de 7 cordas) são estimulados a realizarem transcrições.
Dimensão do Público Atingido
Segundo o entrevistado, trata-se da maior escola de Artes do país. O núcleo de Choro, especificamente, conta com 3 professores e aproximadamente 10 alunos.
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
De forma geral, a instituição tem como proposta a oferta de capacitação artística para crianças a partir de 5 anos até a formação superior. Em relação ao Núcleo de Choro, o público alvo são músicos, estudantes de música e diletantes que tenham afinidade com o Choro, possuam instrumento e tenham conhecimento prévio de partitura e cifra.
Informações Complementares
Contato - Telefone
(62)985916304 (Núcleo de Choro: João Fernandes)
Referências
FERNANDES, João. Em depoimento concedido à pesquisa em 13 de abril de 2021. - Website da instituição: https://www.basileufranca.com.br