Coleção
Ações de Ensino
Item
Prática de conjunto em Choro/Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Bruno Caminha Farias (professor ministrante) /Haissa Hussemânia (bolsista)
Endereço
Av. Francisco Mota, 572, bairro Costa e Silva, Mossoró RN, CEP: 59.625-900
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
O Núcleo de Arte e Cultura é um programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, que desenvolve atividades com teatro, dança e música. Junto às atividades de música, é realizada a Prática de Conjunto em Choro na cidade de Mossoró, desde 2017. A cidade já possui um histórico relacionado à prática do Choro, mas ainda carece bastante de espaços que possibilitem uma atividade permanente do gênero, como rodas de choro e práticas de ensino. A ação realiza aulas práticas em conjunto para alunos da Universidade, comunidade externa e região, abordando os principais aspectos e características do choro por meio de um repertório que abrange desde compositores tradicionais até os mais atuais, com o objetivo de apresentar aos alunos a maior variedade de repertório possível. Inicialmente, as aulas aconteciam de forma presencial uma vez por semana, em espaço dentro da Universidade. Havia a utilização da prática coletiva como metodologia, basicamente, onde o repertório era compartilhado através de partituras, apreciação, discussão e da prática instrumental propriamente dita. Sem uma instrumentação fixa, os responsáveis pela ação de ensino buscam incorporar os interessados pela prática, incluindo instrumentistas de violão, cavaquinho, bandolim, sanfona, piano, contrabaixo, pandeiro, trompete, flauta, clarinete, saxofone e canto. Com a pandemia do COVID-19, a partir de março de 2020, a prática procurou se adaptar ao ensino remoto emergencial, com encontros semanais realizando o estudo do repertório, atividades e a produção de eventos online. Inicialmente, para o dia do Choro (23/04/2020), foram produzidos “vídeos mosaicos”, uma junção das gravações individuais de cada aluno. Com o passar do tempo e a permanência da pandemia, foi criado o projeto Choro em Casa que tem como objetivo a divulgação dos vídeos produzidos pela prática e a realização de atividades como lives e bate- papos (workshop e oficinas) convidando artistas do cenário do Choro. Entre os convidados, enumeram-se Gian Corrêa, Fernando César, Silvério Pontes, Léo Rodrigues, Marco César, Marcos Flávio e muitos outros. Ao todo, em 2020, foram produzidos 14 vídeos mosaicos, realizamos 6 bate-papos, 2 entrevistas e tivemos 20 convidados (https://www.instagram.com/tv/CFDQE3DnaF7/?utm_medium=copy_link , https://www.instagram.com/tv/CItkbehH1Tv/?utm_medium=copy_link, https://www.instagram.com/tv/B_f6rwnHHDK/?utm_medium=copy_link). Sendo o Choro um gênero que se aprende tradicionalmente vivenciando a roda de choro, faz-se importante trazer esse aprendizado para dentro das instituições formais como escolas e universidades. E isso possibilita uma organização sistemática desse aprendizado, possibilitando a produção de materiais como livros, partituras, etc. que auxiliem no ensino do Choro. Nesse contexto, a Prática de conjunto em Choro do NAC tem tido papel fundamental para o ensino e a consolidação do gênero em Mossoró e região.
Dimensão do Público Atingido
Número estimado de participantes: 120 participantes
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Alunos da Universidade e comunidade externa interessados no gênero e que possuam o instrumento musical desejado. Não é exigido conhecimento musical prévio. Ingresso gratuito por edital e seleção por ordem de inscrição.
Indicação para o plano de salvaguarda
Necessita de aquisição de instrumentos | Necessita de bolsas/apoio para alunos de baixa renda
Website da Ação
Contato - Telefone
(84) 9.8852-0551||(84) 9.8757.8402
Referências
FARIAS, Bruno. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 26 de maio de 2021.
HUSSEM NIA, Haissa. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 26 de maio de 2021.
Choro em Casa. Entrevista história do choro de Mossoró. Depoimento realizado em março de 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/B_QdoX1HHSl/