Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Polícia Militar do Estado de Mato Grosso||Corpo Musical
Região
Cidade/Estado
Endereço
Avenida XV de Novembro, 669, CEP 78020-301
Descrição Geral
O acervo contém aproximadamente 40 partituras, em sua grande maioria de Choro. Dentre os compositores das partituras estão Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga e algumas obras de compositores locais, como Claudiney Neves e Andrew Moraes.
Histórico
O Núcleo de Choro da PMMT foi criado em 2015, e desde então tem procurado produzir partituras que atendam às necessidades do grupo, sobretudo em relação à sua formação, a saber: violão 7 cordas, cavaquinho, flauta, clarinete, saxofone (alto, tenor e barítono), 2 trompetes, 2 trombones e percussão.
As partituras do acervo foram produzidas pelo 1º Sargento Andrew Moraes, que além de arranjador é também o diretor musical do grupo.
Segundo Andrew Moraes, o Núcleo de Choro da PMMT foi criado como uma atividade interna de prática instrumental e se tornou uma forma de atender diferenciadas demandas externas: ”Em diversas ocasiões são solicitadas apresentações do Corpo Musical da PM em ambientes que não comportam todo o efetivo. Por esse motivo, o Núcleo de Choro atua como grupo reduzido apresentando o choro e também outros estilos da música brasileira nessas situações”.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está digitalizado no banco de dados do Corpo Musical. O acesso às partituras pode ser solicitado através do email corpomusical@pm.mt.gov.br
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Contato - Email
corpomusical@pm.mt.gov.br
Referências
MORAES, Andrew. Depoimento realizado à equipe de pesquisa no dia 25 de março de 2021.