Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Antonio Lício
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo do flautista Antonio Licio, importante flautista de Brasília, contém material fotográfico relativo aos dois primeiros anos de atuação do Clube do Choro de Brasília (1982-1983) em sua sede física.
Histórico
No ano de 1976 foi criado o Clube do Choro de Brasília, quando um importante grupo de chorões passou a utilizar esse nome em suas apresentações pela cidade.
Em 1977 o Clube do Choro foi oficializado, e elegeu em assembleia, como seu primeiro presidente, o músico Avena de Castro, Infelizmente Avena faleceu em 1981 sem conseguir ver em atividade as instalações físicas do Clube do Choro.
Apenas no ano de 1982 as obras foram concluídas e a nova diretoria conseguiu implantar as atividades musicais efetivamente. Antônio Lício, presidente do Clube do Choro de Brasília entre os anos de 1982 e 1983 conta que “as primeiras apresentações de músicos na antiga sede do Clube do Choro de Brasília se deram em ambiente descontraído e informal. Eram um palco e algumas mesas, onde os chorões confraternizavam duas vezes por semana, sem remuneração”.
Esse acervo formado por Antônio Lício apresenta registros desses primeiros anos do Clube do Choro de Brasília em sua sede física.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Fotos em estado razoável, porém um pouco descoloridas.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Contato - Telefone
(61)99682-1944
Contato - Email
Antonio.licio2@gmail.com
Referências
LÍCIO, Antônio. Depoimento à equipe de pesquisa concedido em 13 de agosto 2021.