Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto Piano Brasileiro - IPB
Região
Cidade/Estado
Endereço
CLN 412 Bloco B Sala 26 SS (sala do IPB para workshops, entrevistas e eventos)
Descrição Geral
O acervo do Instituto Piano Brasileiro (IPB) é composto de milhares de itens, incluindo partituras (manuscritas e editadas), programas de concertos, catálogos, livros, revistas, recortes de jornal, cartas, documentos pessoais, fotos, fitas (rolo e k7) e discos.
Não é um acervo específico de choro, porém dialoga com esse universo através de diversos documentos. No total, aproximadamente são:
12 mil documentos mantidos no acervo físico
232 mil páginas digitalizadas
496 fitas k7 digitalizadas
197 fitas-rolo digitalizadas
150 LPs digitalizados:
Entre os diversos itens relacionados ao choro, destacam-se os áudios do acervo da pianista Neusa França, doado ao IPB. Neste acervo se encontram, dentre outros itens, gravações dos históricos saraus realizados na residência de Neusa França em Brasília, alguns deles com a presença do músico Jacob do Bandolim.
Histórico
O IPB foi fundado em agosto de 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, com o objetivo de atuar no resgate e divulgação das tradições pianísticas brasileiras.
O projeto tem o intuito de funcionar como um centro de pesquisas do universo do piano brasileiro, abordando os intérpretes, os compositores e os demais elementos desta rede.
O acervo do IPB foi formado pela junção de diversos acervos doados ao longo dos anos à instituição, principalmente por pianistas e herdeiros. Alguns dos acervos pertenceram a Guiomar Novaes, Aloysio de Alencar Pinto, Lúcia Branco e Neusa França.
O projeto se propõe a listar gradativamente as partituras de piano publicadas no Brasil, sendo que uma grande quantidade delas já encontra-se listada e disponibilizada. Não há informação exclusivamente relativa ao choro.
A digitalização dos acervos musicais é uma de suas principais frentes de ação, bem como a disponibilização de raros materiais através do canal no youtube dos perfis nas redes sociais e do sítio do instituto.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo atualmente está acondicionado em uma sala com refrigeração a 18ºC e vigilância, nas caixas originais em que foram doadas. Ainda precisa passar por tratamento arquivístico. O acervo está praticamente 100% digitalizado, e arquivos podem ser solicitados pelo e-mail: institutopianobrasileiro@gmail.com. Os pedidos são avaliados caso a caso. Grande parte do material que se encontra em domínio público está disponível no site, tanto na parte do áudio quanto na parte das partituras. Além disso, no canal do youtube são lançados vídeos diariamente, inclusive com partituras acompanhadas de áudio.
Website da Coleção/Instituição
www.institutopianobrasileiro.com.br www.youtube.com/institutopianobrasileiro https://www.facebook.com/InstitutoPianoBrasileiro/
Contato - Email
Referências
DIAS, Alexandre. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 17 de março de 2021.