Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Maria Elisabeth Ernest Dias (Beth Ernest Dias )
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Trata-se do acervo da flautista e professora Beth Ernest Dias utilizado e produzido no projeto “Sábado à tarde”, que resgatou a história seminal do choro em Brasília e revelou para o público a biografia do citarista Heitor Avena de Castro.
O projeto ofereceu como resultado da pesquisa os seguintes produtos:
1) livro “Sábado à tarde: Avena de Castro, a cítara e o choro em Brasília” (2016);
2) livro de partituras “Sábado à tarde: choros de Avena de Castro (melodias e cifras)”, (2016);
3) CD “Sábado à tarde”, (2016).
Este acervo compreende várias coleções relacionadas à pesquisa:
- cópias de manuscritos de partituras de Heitor Avena de Castro, oriundas de acervo próprio e de outros acervos, dentre as quais alguns originais, incluindo as partes de música escrita e arranjada por Avena de Castro para o RESINBRA - Regional Sinfônico de Brasília (projeto musical constituído por formação híbrida entre regional de choro e instrumentos “sinfônicos”)
- cópias de programas de apresentações do período enfocado na pesquisa, de 1968 a 1974;
- cópias de fotografias de propriedade de Arnoldo Velloso, músico de choro e médico de relevo em Brasília;
- fotografias originais da época doadas por Giovani Pasche;
- recortes de jornais e revistas da época;
- anotações e tabelas utilizadas na pesquisa;
- gravações (formato mp3) na íntegra das entrevistas realizadas com pessoas que foram personagens da pesquisa e pessoas relacionadas a esses personagens;
- cópias digitais de gravações em fitas cassete, cedidas por Edgardo Cardoso;
- cópias digitais de grande parte do acervo da família de Heitor Avena de Castro, documentos esses utilizados na biografia do mesmo, constante do livro “Sábado à tarde”.
- coleção de LPs de Avena de Castro, adquiridos e ganhados pela pesquisadora ao longo do trabalho.
Histórico
A coleção “Sábado à tarde”, do acervo de Beth Ernest Dias, embora formada em grande parte por cópias, está toda digitalizada. Essa coleção constitui-se de documentos que descrevem e detalham a história pioneira do choro em Brasília, a partir das reuniões promovidas pelo cavaquinista Raimundo de Brito (entre 1968 e 1974) em seu apartamento na quadra 105 de Brasília (os tradicionais “Sábados à tarde”). Tais encontros ocorriam em companhia de vários músicos dedicados ao choro, especialmente o citarista Avena de Castro, que liderava estas reuniões.
Ao decupar o ambiente musical da época, a pesquisa trouxe à tona um pedaço da história do Choro da cidade que até então só era contado de maneira esparsa e sem destacar os seus protagonistas. Essa lacuna, ao ser preenchida, permitiu uma maior e melhor compreensão da chegada e da permanência do choro na história da vida musical de Brasília, que acarretou na fundação do Clube do Choro de Brasília.
Além de aprofundar os conhecimentos sobre a vida e obra de Avena de Castro, a pesquisa para o projeto “Sábado à tarde” (por meio de documentos e depoimentos) também ajudou a ampliar a compreensão sobre a história da vinda e da estadia de Jacob do Bandolim na capital. A pesquisa se dedicou também a explicar os papéis exercidos por figuras muito importantes nesse contexto, como o dr. Arnoldo Velloso e a pianista Neuza França, e ainda situa personagens como o violonista Giovani Pasche, o pandeirista Dudu e o clarinetista Celso Cruz em sua evidente posição de elemento de ligação entre os períodos da história do choro em Brasília.
Porém, a maior relevância da pesquisa é a reafirmação da importância da carreira do citarista Heitor Avena de Castro, músico excepcional que já havia brilhado nos palcos do país inteiro antes de se radicar na capital. Em Brasília, por meio do choro, sua musicalidade e habilidade como compositor se impuseram aos demais, numa natural ascendência reconhecida por todos os companheiros de rodas de choro.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está em bom estado de conservação, acondicionada em caixas. O material digitalizado está em HDs.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Informações Complementares
O material original referente à vida e carreira de Heitor Avena de Castro (álbuns de fotografias, recortes, partituras, recordações pessoais e instrumentos) encontra-se em poder da família do mesmo.
Algumas partes originais escritas por Avena de Castro para o Regional Sinfônico de Brasília são propriedade de Paulo César Vieira Xavier.
Algumas gravações diversas realizadas por Osvaldo França (de performances de Avena de Castro e outros músicos) estão disponibilizadas no site do Instituto Piano Brasileiro no item acervo Neusa França.
Importante destacar que além da publicação relativa à pesquisa, a professora Beth Ernest Dias publicou também um songbook com 23 composições de Avena de Castro.
Contato - Telefone
61 99124-9951 (Beth Ernest Dias)
Referências
ERNEST DIAS, Beth. Depoimento para a equipe de pesquisa realizado entre os dias 10 e 18 de abril de 2021.