Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Eduardo Martinelli
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
A coleção contém partituras manuscritas originais dos choros do saxofonista e clarinetista sergipano Sarrafo (Amintas José da Costa - 1919). Contém ainda partituras dos arranjos gravados em 2012 em um disco dedicado às suas composições intitulado Descendo Sarrafo e gravado pelo grupo Opus Trio. A coleção encontra-se na posse do maestro e arranjador Eduardo Martinelli.
Histórico
Nascido em Aracaju (SE) em 1919, Sarrafo (Amintas José da Costa) ingressa na Força Pública do Sergipe em 1938, como músico da corporação.
Em 1940 parte para o Rio de Janeiro e em 1943 é convocado para a Segunda Guerra Mundial. Em 1945 volta para o Rio de Janeiro e tem contato com Pixinguinha, Radamés Gnatalli e outros grandes músicos.
Em 1950 muda-se para São Paulo e intensifica sua carreira de músico profissional chegando a se tornar o maestro da TV Tupi em 1960.
Em 1980 se muda para Itanhanhém (litoral paulista), onde mora atualmente.
Somente em 2012 suas composições são gravadas e lançadas no disco Descendo Sarrafo. Esse trabalho foi realizado pelo grupo Choro Opus Trio, com arranjos do maestro Eduardo Martinelli – que detém, portanto, os manuscritos originais e as partituras dos arranjos gravados no disco Descendo Sarrafo.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Parcialmente digitalizada. Atualmente não há acesso ao público.
Informações Complementares
Segundo informação do encarte do CD Descendo Sarrafo, a obra do saxofonista teria sido gravada em Minas Gerais em 1969. Porém, a gravadora foi fechada pela ditadura militar e todo o material foi apreendido.
Contato - Telefone
67 99220-9411 (Eduardo Martinelli)
Referências
MARTINELLI, Eduardo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 6 de abril de 2021.
Encarte do disco Descendo Sarrafo, Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, 2012.