Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Homero José Santoro
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo que conta com amplo material da vida e obra do flautista e compositor gaúcho Dante Santoro (1904-1969). O acervo, que consta de fonogramas, partituras impressas e manuscritas, imagens e recortes de imprensa, está sob posse de Homero José Santoro, sobrinho de D. Santoro.
Histórico
Dante Santoro (1904 – 1969) iniciou sua trajetória em sua cidade natal, Porto Alegre, onde era chamado de Canário Rio-Grandense, tendo sido discípulo de Octávio Dutra, e integrante do bloco carnavalesco “Os Batutas”, liderado por Dutra na década de 20. Muda-se para o Rio de Janeiro no início da década de 30, lidera o Regional Dante Santoro, e trabalha na Rádio Nacional por 30 anos, atuando na orquestra e nos regionais da casa. Foi um profícuo compositor e intérprete, com um marcante estilo interpretativo, que rendeu-lhe a alcunha de “Bico de Ouro”.
Segundo Homero Santoro, Dante enviava para sua irmã (tia de Homero) em Porto Alegre, os fonogramas em que participava e que constam agora no acervo, totalizando 70 discos 78 rpm. Os recortes de imprensa eram selecionados e preservados pelo tio de Homero e cunhado de Dante Santoro.
Completam o acervo uma coleção de partituras impressas e manuscritas do compositor e uma ampla coleção de fotografias originais.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção encontra-se bem preservada e os fonogramas foram digitalizados para a realização de uma coleção de gravações originais, organizada por Homero Santoro e lançada em 1998 em 3 volumes, intitulada “A Flauta Mágica de Dante Santoro” (financiado pelo Fumproarte – Pref. Porto Alegre/RS). Algumas imagens e partituras também foram digitalizadas para a elaboração do libreto que acompanha a coleção de gravações. Salvo tais publicações, o acervo é privado, não disponível ao público.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Informações Complementares
Homero Santoro foi também produtor fonográfico, proprietário do “Alfa Estúdio” por décadas, responsável pela gravação de dezenas de artistas gaúchos, de variados gêneros, entre eles discos de choro de Plauto Cruz. Ao todo são centenas de CDs, e aproximadamente 120 fitas DAT, já catalogadas, e que se configuram como uma segunda coleção de interesse dentro do acervo total de Homero Santoro.
Segundo depoimento de H. Santoro, os instrumentos pertencentes a Dante Santoro teriam ficado sob posse de sua companheira, e posteriormente, com a família da mesma no Rio de Janeiro.
Homero reside atualmente na cidade de Tramandaí, litoral rio-grandense. O detentor do acervo manifesta vontade de eventualmente doar a coleção para alguma instituição que possa ser integralmente responsável pela correta preservação.
Contato - Telefone
(51) 99622425 (Homero Santoro)
Referências
ARAÚJO, Larena Franco de. Dante Santoro (1904-1969): trajetória e estilo interpretativo do flautista líder do Regional da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 2014. 236 p. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FARIA, Arthur. Dante Santoro: O Canário Rio-Grandense. In: Grupo Matinal Jornalismo, 07/08/20. Disponível em: https://www.matinaljornalismo.com.br/parentese/porto-alegre-uma-biografia-musical/dante-santoro-o-canario-rio-grandense-2/. Acesso em 02/08/21.
SANTORO, Dante. A Flauta Mágica de Dante Santoro. Porto Alegre: Alfa Studios Gravações e Produções (Fumproarte), p. 1998. 03 CDs.
SANTORO, Homero. Depoimento à equipe de pesquisa em 31 de Julho de 2021.