Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Discoteca Oneyda Alvarenga – Centro Cultural São Paulo
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000
Descrição Geral
Construído ao longo de sessenta anos pelo colecionador e violonista Ronoel Simões (1919-2010), é considerado o maior acervo pessoal de partituras e gravações de violão dedilhado do mundo. Foi adquirido pela prefeitura de São Paulo em 2010 e atualmente encontra-se alocado na Discoteca Oneyda Alvarenga, estando em processo de catalogação e disponibilização ao público. O acervo conta com documentos raros, 8550 discos, 7000 CDs, 800 cassetes, 120 fitas de rolo e ao menos 45 mil partituras. Constam nas coleções registros únicos de violonistas do universo do choro, como Garoto, Américo Jacomino (Canhoto) e Aymoré.
Histórico
Ronoel Simões, violonista, pesquisador e colecionador, nasceu em 1919 em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Mudou-se no ano seguinte com a família para Araraquara (SP), onde viveu até 1938, ano em que se radicou em São Paulo. Entre 1941 e 1947 estudou com Atílio Bernardini e começou a lecionar violão em 1953 na Academia Brasileira de Violão, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1964. Realizou recitais ao lado de violonistas importantes da época como Isaías Sávio e José Lanzac. Entre 1944 e 1968 teve um programa semanal na rádio Gazeta de São Paulo, “Solos de Violão”, dedicado exclusivamente ao instrumento, no qual tocava apenas obras de sua coleção, que começou a ser formada em 1940. Entre 1964 e 1968 foi editor da revista “Violão e Mestres”, dedicada ao instrumento, junto com Isaías Sávio e com apoio da fábrica Gianinni.
A partir de 1950 passou a produzir em estúdio gravações em acetato (discos de teste) de violonistas célebres. Estes acetatos são um grande diferencial na coleção e, juntamente com as fitas de rolo, constituem registros únicos de parte da obra de violonistas célebres, entre eles Américo Jacomino (Canhoto), José Lansac, Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), Agustin Barrios, Othon Salleiro, dentre outros. A coleção de Ronoel Simões conta com cerca de 1500 partituras manuscritas, algumas autografadas por importantes nomes do violão como Aymoré, Atílio Bernardini e Isaías Sávio. Simões colecionava materiais tanto de violonistas célebres como de outros pouco conhecidos, o que torna o acervo um panorama abrangente e diversificado do universo violonístico do século XX. O colecionador vivia em um sobrado no bairro do Bexiga, em São Paulo, e guardava sua coleção no porão de sua residência. Disponibilizava o acesso ao acervo aos pesquisadores e músicos que o procuravam para a consulta e por vezes empréstimos do material.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção encontra-se em processamento técnico. As consultas aos materiais, por ora, são realizadas por demanda mediante agendamento.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
A coleção conta em seu acervo de fonogramas com discos e gravações de violonistas brasileiros como Américo Jacomino, Anibal Augusto Sardinha, Luis Bonfá, Laurindo de Almeida, Mozart Bicalho, Raphael Rabello, entre outros.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
Jefferson Motta discoteca@prefeitura.sp.gov.br||jlgmotta@prefeitura.sp.gov.br
Referências
CESQUIM, Tiago. Entre sons, textos, imagens e partituras - Ronoel Simões, a história de uma vida dedicada ao violão. Revista Saráo, vol. 4 nº9. Centro de Memória da UNICAMP. Campinas: dez.2006. Disponível em: https://www.unicamp.br/cmu/sarao/revista45/sarao_ol_texto2.htm. Acesso em: 01 abr. 2021
FAQUETTI, Guilherme. Ronoel Simões (1919 – 2010) E seu legado documental. Disponível em: https://steemit.com/pt/@guifaquetti/ronoel-simoes-1919-2010-e-seu-legado-documental. Acesso em: 01 abr. 2021
MEDEIROS, Luciana. Descobertas em série: Humberto Amorim e o violão no Brasil. In: Revista Concerto Online. 27 fev. 2020. Disponível em: https://www.concerto.com.br/textos/reportagem/descobertas-em-serie-humberto-amorim-e-o-violao-no-brasil. Acesso em: 1 abr. 2021.
MOTTA, Jefferson. Informação verbal à pesquisa em 31 mar. 2021
PRANDO, Flavia. Arquivo Ronoel Simões: possibilidades para reconstrução de trajetórias e repertórios para violão. In. 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música. Disponível em: http://www.portaleventos.mus.ufba.br/index.php/CBIM_RIdIM-BR/4CBIM-2IAMLBR/paper/view/145. Acesso em: 1 abr. 2021.