Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Arquivo Histórico de Joinville
Região
Cidade/Estado
Endereço
Avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu
Descrição Geral
Este acervo contém partituras diversas de compositores da cidade escritas entre 1900 e 1950. O repertório presente no acervo abrange tanto a música erudita brasileira quanto a popular. Sua relevância se deve à presença de gêneros de danças de salão que deram origem ao choro, tais como valsas, schottisches e polcas, compostos por músicos de Joinville e região na primeira metade do século XX.
Histórico
Este acervo foi constituído através de doações e foi estudado pela professora Rosenete Eberhardt Llerena (2012). Destacam-se neste acervo algumas obras de música popular escritos por Rudolpho Kohlbach (1885-1925), Paulino Martins (1893-1973), Carlos Bakar, Alfredo Herkenhoff (1892-1853), João Graxa Gonçalves, Pepi Prantl (1895-1951) e Anita Kohl Bach (1910-1956). Este acervo ajuda a entender questões históricas relacionadas à cidade de Joinville, que sofre um processo de nacionalização cultural que foi fortemente refletido pela produção musical local, visto que a cidade tinha uma cultura predominante alemã no início do século XX. Muitas das partituras eram de música popular, ligadas aos gêneros que deram origem ao choro e retiradas de periódicos locais como o Jornal de Música Harmonia de Joinville (1905).
Estado da Coleção/Acessibilidade
Este acervo pode ser visitado por pesquisadores através de marcação de horário, mas não se encontra devidamente organizado e catalogado. As partituras se encontram em caixas.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
São ao todo 20 caixas que estão guardadas no Arquivo Histórico. Entre os principais compositores que lá se encontram estão: Rudolpho Kohlbach, com duas polcas, uma valsa, um galope, uma mazurka e uma schottisch. Paulino Martins, com um foxtrot e um samba-sertanejo. Alfredo Herkenhoff, com três valsas, uma marcha e um hino. João Graxa Gonçalves, com sete valsas, duas fox-trots, um tango e uma schottisch. Pepi Prantl, com uma marcha, uma valsa, uma mazurka e algumas peças de concerto. Anita Kohl Bach, com um samba, uma marcha carnavalesca e um prelúdio para violões. Todas estas músicas fazem parte do CD EU SOU BRASIL – Joinville de 1900 a 1950. Destaca-se que o título do CD é o mesmo do samba escrito por Anita Kohl Bach. Ele foi gravado pelo duo Rosenete Eberhardt (voz) e Flávio Augusto (piano), sendo lançado em 2012 pela gravadora independente Marcus Llerena.
Observações gerais: A instituição em que o acervo se encontra possui estrutura adequada, mas precisam de uma equipe para incrementar o trabalho de organização deste material.
Website da Coleção/Instituição
https://www.joinville.sc.gov.br/institucional/secult/upm/ahi/
Contato - Telefone
(47) 3422-2154 (Arquivo Histórico de Joinville)
Referências
LLERENA, Rosenete Eberhadt. A Memória do Patrimônio Musical de Joinville: uma abordagem sócio-histórica e cultural das composições de 1900 a 1950. Dissertação de Mestrado – Univille. Joinville/SC, 2012.