Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Perfilino Neto
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Livros, entrevistas, programas de rádio, fitas K-7, LPs, vinis compactos e CDs compõem o acervo do radialista e pesquisador baiano Perfilino Neto. Este conta com cerca de 25.000 LPs, 18.000 CDs, 6.000 compactos de vinil, 3.000 fitas K-7, diversos discos de cera (78 rpm), cerca de 800 entrevistas gravadas e 4.000 programas de rádio digitalizados. O acervo não se limita ao arquivo de peças do universo do choro, contendo, no entanto, importantes registros a ele vinculados. Dentre as entrevistas figuram algumas com importantes musicistas relacionados direta ou indiretamente ao gênero, a exemplo de Emilinha Borba, Luiz Gonzaga, Cartola e Nelson Cavaquinho. São vários os LPs e CDs de choro e livros cujo conteúdo contempla a história do choro no Brasil. O acervo é privado e localiza-se na casa do autor, em Salvador.
Histórico
Natural de Juazeiro (BA), Perfilino Neto (09/03/1941) é radialista e pesquisador da música popular brasileira. Cidadão da Cidade do Salvador, ele é conhecido e respeitado por suas pesquisas e difusão da cultura musical brasileira e por sua vinculação com o Rádio. É produtor de programas como Memória do Rádio e Encontro com o Chorinho, ambos veiculados na Rádio Educadora da Bahia FM. O Encontro com o Chorinho ganhou, em Xangai, na China, o Prêmio Internacional Shangai Rádio Music Show (1993).Comemorou, em 2020, 60 anos de profissão, com atuações na Rádio Cultura da Bahia (43 anos), Rádio Bahia (12 anos) e Nova AM (três meses). Foi repórter, redator, editor de jornalismo, repórter policial, colaborador do Diário de Notícias e Diário da Bahia. Na Rádio Educadora FM, onde é produtor desde 1980, foi também Coordenador Geral de Rádio. O acervo de Perfilino é fruto de seus anos de atuação no rádio e na pesquisa sobre a música brasileira, que lhes permitiram acesso privilegiado a musicistas, discos, fitas, programas gravados, entre outros
Estado da Coleção/Acessibilidade
O arquivo de Perfilino Neto é majoritariamente físico e encontra-se em bom estado de conservação. Trata-se de arquivo privado, de acesso restrito ao público em geral. Perfilineo relata ter doado uma grande quantidade de discos de cera 78 rpm, devido à fragilidade do material e de sua pouca capacidade/condição de conservá-los. O radialista, entretanto, realiza um trabalho contínuo de digitalização de discos, entrevistas e programas de rádio, transformando-os em CD e MP3. Ele identifica cerca de 4.000 programas de rádio digitalizados em seu acervo. O acervo não encontra-se disponível para acesso virtual.
Informações Complementares
O acervo contém ainda relevantes entrevistas, que não se vinculam ao universo do choro, a exemplo daquelas realizadas com figuras políticas e religiosas brasileiras e estrangeiras.
Referências
VASCONCELOS, Pablo. Radialista Perfilino Neto mostra acervo e conta sua história. Globo.com, Salvador, 04 de abr. de 2017. Disponível em: https://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/noticia/radialista-perfilino-neto-mostra-acervo-e-conta-sua-historia.ghtml, Acesso em: 12 de mar. De 2021.
BASTOS, Tranquilino. Depoimento a João Souza, Elenita Leal e Lília Castro, realizado em 20 de setembro de 2010. Disponível em http://campodapoesia.blogspot.com/2011/01/perfilino-neto.html