Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Everaldo Pinheiro
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo contém 16 partituras originais das composições do violonista e compositor fluminense, mas radicado em Brasília, Hamilton Costa (1922). Violonista do regional de Waldir Azevedo no período em que este morou em Brasília, Hamilton Costa teve intensa participação no cenário do choro em Brasília, onde tocou com diversos chorões locais como Avena de Castro e Pernambuco do Pandeiro. O acervo é mantido pelo professor Everaldo Pinheiro, amigo e colega de Hamilton Costa.
Histórico
Nascido em 1922 em Campos/RJ, Hamilton Costa (José Pinto da Costa) manifestou desde cedo o interesse pelo violão.
Após a mudança para a capital carioca, passou a ter aulas de violão com o professor Bandeirante, um dos pioneiros do ensino de harmonia na música popular. Passou a tocar em bailes e eventos (paralelamente ao trabalho como funcionário público), quando conheceu os grandes músicos da Era de Ouro do Rádio, como Pixinguinha, Waldir Azevedo e Radamés Gnatalli.
Em 1959 se transferiu para Brasília. Tocando contrabaixo, fez parte da primeira banda profissional de Brasília, que se apresentava na boate do Brasília Palace Hotel.
Incentivado pelo amigo Avena de Castro, em 1967 deixa de tocar contrabaixo na boate e volta ao violão.
Ao chegar em Brasília em 1971, o cavaquinista Waldir Azevedo solicita aos amigos Hamilton Costa e Pernambuco do Pandeiro que arregimentassem um regional. Era o início de uma interessante parceria musical entre Waldir e Hamilton. A formação mais constante do regional incluía ainda Carlinhos 7 Cordas, Eli do Cavaco e Pernambuco do Pandeiro. Nesse período, Hamilton aprimorou sensivelmente seu trabalho composicional. No início dos anos 2000 parte de sua obra foi gravada por Gilson Peranzetta e Sebastião Tapajós no CD Do meu gosto .
Sobre o acervo, trata-se de partituras de composições de Hamilton Costa. Foram escritas conjuntamente entre o professor Everaldo Pinheiro e o próprio Hamilton Costa.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Os manuscritos originais estão em ótimo estado e já foram digitalizados. Não há acesso ao público.
Contato - Email
everaldopinheiro@terra.com.br
Referências
PINHEIRO, Everaldo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 5 de abril de 2021.
HORTA, Jordão. A velha guarda do Choro no Planalto Central. In: RIOS, Sebastião; LION, Ana (Org.), 2012.