Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Marilia Giller
Região
Cidade/Estado
Endereço
R. dos Funcionários, 1357 - Cabral
Descrição Geral
O acervo da Família Giller é formado por partituras da Tupinambá Jazz Band, importante grupo musical paranaense da década de 1930. Este acervo foi preservado pelo músico paranaense Estefhano João Giller, um dos líderes da Tupinambá Jazz Band, que cuidou deste acervo durante anos. Após a sua morte o acervo ficou aos cuidados de sua família. É constituído por inúmeras partituras e álbuns de várias épocas, algumas fotos, 4 instrumentos (flautim de ébano, violino, trompete e violão), objetos pessoais e acessórios. A relevância deste acervo está nas partituras relacionadas à Tupynambá Jazz Band, que contém diversas partituras de música popular da época, com estreita ligação ao choro.
Histórico
Estefhano João Giller é músico polonês radicado em Ponta Grossa e também morou em Curitiba. Ele tocava trombone e violino, foi um dos líderes da Tupinambá Jazz Band, de Ponta Grossa, que atuava nesta cidade e também na capital paranaense no começo da década de 1930. Este acervo remete à atividade musical das jazz bands paranaenses no começo do século XX, entre a década de 1920 e a de 1950. Ele mostra aspectos de misturas e influências entre diversos gêneros nacionais em confluência com os estrangeiros. O acervo foi achado na casa de Estefhano em 2003 e vem sendo cuidado pela família, que conta com a musicóloga Marília Giller para tratar o material.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O material encontra-se em tratamento, mas boa parte em estado avançado de deterioração. A acessibilidade depende da autorização da família no momento. Apesar da fragilidade do material que está na posse da família, a pesquisadora Marília Giller é membro da mesma e administra o acervo com os cuidados necessários.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
São oito álbuns de partituras contidos no acervo. Cinco não possuem data, mas os outros três são de 1927, 1934 e 1949. Os principais gêneros são valsa, valsa boston, schottish, polca, habanera, tango, dobrado, rumba, samba, batucada, embolada, marcha, marcha militar, fox solw, fox, fox trot, polka fox. As partituras foram escritas por caligrafia a bico de pena e há também alguns álbuns para violino e trombone.
No álbum de 1934 existem 63 partituras, destacando-se 10 fox trot, 10 slow fox, 1 polca fox, 13 valsas, 2 valsas boston, entre outras. No de 1927 a maioria são valsas e no de 1949 chama a atenção a presença de 11 dobrados. Nos demais álbuns, o que predomina são valsas, marchas e sambas. Há ainda ritmos híbridos como fox-rumba e fox-blues.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
nemupcuritibaunespar@gmail.com
Referências
GILLER, Marília. Tupynambá Jazz-Band – Fragmentos Musicais: O Fox-trot na cultura paranaense em 1930. (Artigo) – Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba-PR.
Website do Núcleo de Estudos da Música do Paraná (NEMUP). Disponível em: https://nemupcuritibaunespar.blogspot.com/ Acesso em: 20 de agosto de 2021.