Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Arquivo Eclesiástico da Mitra Arquidiocesana de Diamantina
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Jogo da Bola, 173 - Centro CEP.:39.100-000 - Diamantina/MG
Descrição Geral
O acervo do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina é composto em sua maioria por documentos relacionados à Igreja Católica (Registros de Batismo, Casamento, Óbitos, Irmandades de Diamantina e região etc), além do acervo completo do jornal católico A Estrela Polar, do início do século XX.
O acervo abriga também partituras que pertenceram à Banda do Corinho, (1850-1916), uma das mais importantes corporações musicais da história de Diamantina. Segundo o pesquisador Evandro Archanjo dos Santos, a maior parte das partituras pertencentes à banda Corinho são manuscritas e de autoria de compositores locais atuantes entre os séculos XVIII e XX.
Histórico
O acervo de partituras pertenceu à Banda do Corinho, fundada em 1850, com atividade até 1916, uma das mais importantes corporações musicais da história de Diamantina. O acervo da banda, após sua dissolução, foi doado pelo maestro João Nepomuceno Ribeiro Ursini para a instituição de amparo a idosos Pão de Santo Antônio e, em 1997, o acervo migrou para a sede da Mitra Arquidiocesana de Diamantina.
O interesse voltado para o choro com relação às partituras de valsas, polcas, mazurcas e maxixes foi evidenciado pela pesquisas da flautista Odette Ernest Dias a partir da década de 1980 em suas participações nos Festivais de Inverno da UFMG que de 1981 a 2013 em várias ocasiões tiveram sede em Diamantina. Suas pesquisas pioneiras, oficinas e residências artísticas no município abriram portas para o interesse de jovens músicos locais que deram sequência às pesquisas, como Evandro dos Santos Archanjo e Alaécio Geraldo Martins de Souza.
Estado da Coleção/Acessibilidade
Com relação às partituras, há muitas que demandam restauro para manuseio e pesquisa. O arquivo é visitável regularmente de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30. Todas as informações sobre acesso se encontram no website abaixo.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
O acervo de partituras do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina dialoga com as coleções de partituras da Biblioteca Antônio Torres e da Banda de Música do Terceiro Batalhão da Polícia Militar. Há arranjos para diferentes instrumentos de uma mesma música que podem ser encontrados em arquivos distintos.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(38) 3531-1094
Contato - Email
mitradiamantinaarquivo@gmail.com
Referências
ARCHANJO, Evandro. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 17 de março de 2021.
ARCHANJO, Evandro dos Santos. O repertório musical do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Diamantina: as valsas do fundo Pão de Santo Antonio (1850-1916). Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Belo Horizonte: 2020.
CAMPOS, Lucia (org.). Territórios de Invenção. Por uma Formação Musical Expandida. Belo Horizonte, MG: Fundação de Educação Artística, 2017.
CHIARETTI, Marcelo. A prática do Arranjo como invenção de Territórios. Em: Campos, Lucia (org.). Territórios de Invenção. Por uma Formação Musical Expandida. Belo Horizonte, MG: Fundação de Educação Artística, 2017.
DIAS, Odette Ernest. Sons da Cidade: Residência em Diamantina. Em: Campos, Lucia (org.). Territórios de Invenção. Por uma Formação Musical Expandida. Belo Horizonte, MG: Fundação de Educação Artística, 2017.
SOUZA, Alaécio Geraldo Martins de. O choro nas bandas de Diamantina: estudo das práticas musicais e registro de obras produzidas entre 1850 e 1920. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Ensino das Práticas Musicais - Mestrado profissional da UniRio. Rio de Janeiro: 2017.