Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Fernando Ramos de Menezes||Empresa Gráfica da Bahia
Região
Cidade/Estado
Endereço
Não possui endereço físico
Descrição Geral
O acervo é formado pelas composições do bandolinista baiano Fernando Menezes (Fernando do Bandolim) e por partituras de outros chorões do Brasil. Foi integralmente publicado em dois livros, disponibilizados em formato digital. O primeiro deles, intitulado Álbum de Partituras de Fernando do Bandolim é composto por registros de composições do musicista e incluem composições classificadas como choro, valsa, samba, samba de roda, maxixe, polca, choro canção, frevo, bolero, entre outros. Ao todo são 165 partituras das quais o musicista detém apenas as versões digitalizadas (ou seja, não possui partituras manuscritas das obras). 150 cópias do livro foram publicadas em formato impresso, não estando mais disponíveis para novas aquisições. O segundo livro, intitulado Chão da Gente: Songbook, é composto de partituras de quatro choros do autor (Choro da Manhã, Choro para Alex, Homenagem ao Maestro Cacau e Primogênito, em parceria com Aílton Reiner) bem como composições de outros músicos de origem em distintas localidades do Brasil, a exemplo de Izaías Bueno de Almeida (SP), Ausier Vinícius (MG), Macaúba do Bandolim e Valter Pereira (CE), Jorge Cardoso (CE), Thadeu Romano (SP), Edmilson Capelupi (SP), Moema Macedo (PE), Ailton Reiner (BA) e Marco César (PE).
Histórico
Fernando Ramos de Menezes nasceu em Salvador-Bahia, em 15 de janeiro de 1932, filho de Esterlito Barreto de Menezes (Tito) e Aristotelina Ramos de Menezes (Paquinha). Como profissão, Fernando exerceu o ofício de bancário, aposentando-se em 1980. Bandolinista e compositor, autodidata, nasceu em uma família que nutria grande apreço pela música. Seu avô materno - Domingos Ramos - foi Maestro da Filarmônica Eratus de Nazaré das Farinhas. Os pais tocavam bandolim, sendo que seu pai, Esterlito, chegou a construir um bandolim e compôs as seguintes músicas: Aristotelina (valsa dedicada à sua esposa); Diabo às Quedas (choro); Esterlito Chorando (choro); Tito no choro (choro). Sua mãe Aristotelina tocava esporadicamente bandolim e violão, tendo composto uma música (Obrigado Esterlito), em homenagem ao seu esposo.
Existem dois CDs compostos integralmente por composições de Fernando Menezes já gravados: (1) Tempo de Valsa e (2) Choros & Chorinhos. O último é composto por 11 faixas, contando com a atuação de Fernando como intérprete. No primeiro, constam 18 valsas, tendo sido integralmente interpretado por terceiros. O acervo pessoal do instrumentista, publicado nos dois livros supracitados, são resultado de sua produção como compositor em sua vivência no choro e do registro destas obras em partituras.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo, por estar integralmente disponível em formato digital, encontra-se em perfeito estado de conservação, sendo que o livro Álbum de Partituras de Fernando do Bandolim, foi disponibilizado também por meio de cópia física, de tiragem já esgotada e, portanto, indisponível a novas aquisições. A versão digital do referido material encontra-se indisponível a acesso público, via internet, sendo necessário o contato prévio com o autor para sua aquisição.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
O Álbum de Partituras de Fernando Menezes contém, além do registro gráfico de 165 de suas composições, uma relação de musicistas brasileiros e estrangeiros com os quais já se apresentou, fotos do acervo pessoal do instrumentista, lista de musicistas que tocaram na homenagem concedida pelo projeto Segundas do Chorinho (produzido por Augusto Hessel) a Fernando e ilustrações do bandolinista feitas por Alex Mendes.
Website da Coleção/Instituição
Não possui
Contato - Telefone
(71)9.9955.8242 (Fernando Menezes)
Contato - Email
ferrame75@gmail.com
Referências
MENEZES, F. R. DE. Álbum de Partituras: Fernando Ramos de Menezes. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2020.
MENDES, A.; MELILLO, I. Chão da Gente: Songbook. São Paulo: Dos Autores, 2021.
MENEZES, Fernando Ramos de. Depoimento à equipe de pesquisa realizado nos dias 28 e 30 de abril de 2021.