Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Theo Souza Sepetiba e Sueli Souza Sepetiba
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo traz os manuscritos musicais da trajetória familiar dos músicos da Família Souza: José Brasilício de Sousa (1854-1910), Álvaro Sousa (1879-1939) e Abelardo Sousa (1920-1986). Preservada no acervo particularda família dos compositores, a obra manifesta a produção composicional relevante dos gêneros de música (choros, polcas, mazurkas, hinos, havaneiras, sambas etc) do referido período histórico, além de ser representativa da vida cultural da cidade de Florianópolis (antiga Nossa Senhora do Desterro) na segunda metade do século XIX, e durante o século XX. Os itens estão detalhadamente descritos no trabalho de SEPETIBA (2009)
Histórico
O acervo reúne ao redor de 300 partituras com os manuscritos musicais de José Brasilício de Sousa (1854-1910), Álvaro Sousa (1879-1939) e Abelardo Sousa (1920-1986). A obra musical contida neste acervo caracteriza-se por formar um repertório bastante variado, incluindo música religiosa, ópera, concertos, valsas, choros, polcas, mazurcas, lundus, hinos, canto orfeônico, samba, foxtrote, samba-canção, habaneras, marchas de carnaval, música para teatro de revista, entre muitos outros. Uma característica especial que se pode observar no conjunto das obras diz respeito à variedade de instrumentação: há música para orquestra, banda, quarteto de cordas, duos de violino, flauta, voz com acompanhamento de piano, canto coral, banda sinfônica, concerto para piano, orquestra de baile e outros.
José Brasilício de Souza foi um maestro, pianista, violinista, professor de geografia e compositor brasileiro. Além de importante personalidade musical da segunda metade do séc. XX em Florianópolis, foi também o compositor do Hino do Estado de Santa Catarina, com letra de Horácio Nunes Pires.
Seu filho, Álvaro Souza, foi flautista, além de compositor, pianista e professor de música. Escreveu música sinfônica, de câmara, religiosa, para peças de teatro e hinos, além de quatro obras sobre teoria musical. Foi um dos fundadores da Sociedade Musical Amor à Arte, em 1897.Abelardo Souza, neto de José Brasilício e filho de Álvaro Souza, foi também pianista, compositor, arranjador e dirigente de orquestra.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está plenamente conservado pela família, porém não encontra-se digitalizado e nem disponibilizado ao público.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
Segundo depoimento de Sueli Sepetiba, Brasilício e sua esposa Maria Carolina escreviam nos jornais da época, e a Biblioteca Pública de Florianópolis tem estes artigos digitalizados.
Álvaro e Abelardo também tinham o hábito de publicarem artigos na imprensa local, fato que é trazido no trabalho de SCHNEIDER (2011).SEPETIBA (2009) relata que seu avô Abelardo havia doado um volume de partituras da família ao Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis
Contato - Telefone
(48) 9923-6446 (Sueli Sepetiba)(*Restrito – não divulgável)
Referências
SCHNEIDER, Alexandre da Silva. Sociedade Musical Amor à Arte: um estudo histórico sobre a atuação de uma banda em Florianópolis na Primeira República. Dissertação de Mestrado em Música. Programa de Pós-Graduação em Música. UDESC: Florianópolis, 2011.
SEPETIBA, Theo Souza. Emblemas da Memória - As partituras de Abelardo Sousa, Álvaro Sousa, José Brasilício de Sousa. Trabalho de Conclusão de Curso. UDESC, 2009.
SEPETIBA, Sueli. Depoimento à equipe de pesquisa em 15 e 29 de Julho de 2021