Coleção
Acervos
Item
Coleção Clube do Choro de São Paulo (1977-1979) – Acervo Oswaldo Luiz Vitta (Colibri)
Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Oswaldo Luiz Vitta (Colibri)
Região
Cidade/Estado
Endereço
R. Zacharias de Góes, 1069 - Campo Belo - SP 04610-000
Descrição Geral
Oswaldo Luiz Vitta (1954), por alcunha Colibri, é jornalista e radialista e foi um dos fundadores do Clube do Choro de São Paulo, juntamente com Sérgio Gomes. O acervo compõe-se de materiais relativos ao período do funcionamento do Clube entre os anos de 1977 e 1979. O material bibliográfico produzido pelo Clube conta com mais de cem artigos de jornal, programas de concertos, atas de reuniões, cartas, fotos, anotações, material artístico produzido pela cartunista Laerte Coutinho, LPs, 40 horas de gravações em fitas de rolo e fitas cassete contendo shows e depoimentos de músicos.
Histórico
Colibri foi fundador do Clube do Choro de São Paulo, juntamente com o jornalista Sérgio Gomes. O Clube tinha um setor intitulado Departamento de Arquivo e Memória, cujo objetivo era pesquisar e reunir materiais relativos ao choro em São Paulo, realizar entrevistas com músicos, fazer um levantamento de compositores e chorões pouco conhecidos e fazer o registro dos shows e outras atividades promovidas pelo Clube. A intenção de se resgatar músicos e compositores paulistanos existia desde antes da fundação da instituição, pelos jornalistas e músicos que formavam o movimento em prol da fundação do Clube.
O acervo conta com depoimentos de músicos como Tia Amélia, Paulinho da Viola, Radamés Gnattali, Jayme Florence, Canhoto da Paraíba, João Dias, Benjamin da Silva Araújo, Carrasqueira e Aymoré, entre outros. Entre os registros em áudio estão: a gravação do I Festival de Choro da TV Bandeirantes, do qual participaram grupos paulistanos como Entre Amigos, Choro Roxo, Pacífico, Bachorando, Zimbo Trio, Atlântico, Choro de Quintal, Mistura e Manda, Bendegó e outros; o show da posse da diretoria do Clube do Choro no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de 15 grupos de choro. O Departamento também reuniu matérias publicadas na imprensa paulistana sobre as realizações do Clube e sobre o choro em geral. Também fazem parte do acervo a gravação de um programa piloto de rádio, que acabou não indo ao ar, sobre o Clube, o LP em memória do compositor Armando Neves, os dois números da Revista Urubu Malandro, com design e ilustrações de Laerte Coutinho, as partituras do LP de Armandinho, documentos, o Livro de Ouro com assinatura de sócios fundadores e materiais de outros músicos do círculo do choro paulistano.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está acondicionado na residência de Oswaldo Luiz Vitta em condições regulares, e não está disponível ao público. Parte dos documentos em papel foi catalogada e digitalizada, porém uma parte das fitas de rolo e fitas cassete não foram digitalizadas.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro (detalhar) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Detalhar necessidade de resaturo
Informações Complementares
Em 2009, o Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC (Programa de Ação Cultural) forneceu a verba para a digitalização das fitas e do material gráfico já organizado. Cerca de 60% das fitas de rolo foram digitalizadas, permanecendo os originais e as cópias em CD sob a guarda de Colibri. O material chegou a ser disponibilizado em um site, no entanto Colibri não teve recursos financeiros para manter o domínio do site.
Contato - Email
colibrivitta@gmail.com (Colibri)
Referências
SOUSA, Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de. O clube do choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970. São Paulo, Dissertação de Mestrado, UNESP, 2009.
VITTA, Oswaldo Luiz. Depoimento à equipe de pesquisa. Mar-abr. 2021.