Pela Prof. Maristela Machado Corrêa

       O  Museu  Afro-Brasil-Sul (MABSul), vinculado ao Centro de Artes, é uma Ação Afirmativa que pertence à Divisão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, coordenado pela Prof. Dra. Rosemar Lemos e sediado no site dessa Universidade.

     Do ponto de vista histórico, o Projeto MABSul  consolida um processo dialógico embasado na História e no Patrimônio Cultural afro-brasileiro e  permeia a luta antirracista e a efetivação da Lei.11645/08 no reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira.

     O MABSul  promove a pesquisa e a construção do conhecimento acerca das peculiaridades regionais, simbologias e singularidades da cultura negra. Focado no resgate identitário e na memória histórica, o MABSul  formaliza a manutenção e a preservação do Patrimônio histórico material e imaterial do povo negro sul-brasileiro, difundindo e disseminando os Saberes e Fazeres artísticos (modos de ver, sentir, fazer e interagir) que compõem o rico acervo étnico afro de cada comunidade da região sul, criados ou recriados pós-diáspora (clubes sociais, carnaval, ritos /religião de matriz africana, benzeduras).

      O MABSul recupera as memórias vivas e a ancestralidade, legitimando e dando visibilidade às representatividades, às vivência e narrativas de indivíduos e grupos envolvidos em diferentes manifestações da cultura afro-brasileira.

Para saber mais detalhes do planejamento e funcionamento do MABSul, acesse: