• Personalidades Negras

  • Voltar

O Brasil é um país onde os heróis ou a representação negra parece ser inexistente, mas na verdade é silenciada por uma camada social que pretende manter esta população como subalterna e não como seres capazes de criação intelectual e artística.
As imagens tomadas no sentido figurado guardam sua significação própria e exata, essa é a pretensão do MABSUL que visa conferir identidade e visibilidade à cultura afro-brasileira na tentativa de significar e ressignificar memórias através de imagens onde o negro se reconhece como protagonista dos processos históricos da sociedade brasileira.
O talento, a intelectualidade, a inteligência, o poder de criação do negro estão no seio de nossas famílias, nos nossos antepassados, que tiveram vários ofícios que beneficiaram e encantaram todas sociedades, como a escultora Judith Bacchi, o professor, poeta e intelectual Oliveira Silveira, professoras como Maria Helena Vargas, Iná Soares, e Eva Eliana Medeiros Gomes, cantores como Lupicínio Rodrigues, a jornalista, professora e política brasileira, a catarinense, Antonieta de Barros, que muito enriquecem a cultura do sul do país e deixaram descendentes que continuam a glorificar o negro sul brasileiro.
Entendendo ser a memória coletiva um suporte de novas possibilidades no resgate de uma história que valoriza a resistência, a alegria, a beleza, a competência e a legitimidade do povo negro nos Estados do Sul do Brasil, convidamos negros e negras a contribuírem com suas lembranças registradas em fotos na constituição do espaço do MABSUL, que foi idealizado e pensado nas mudanças sociais efetuadas de fato pela e para a comunidade negra.
O sucesso desta empreitada perpassa por todos que se entendem como protagonistas negros de uma história em pleno movimento. Suas fotos junto a um pequeno texto com a identificação de pessoas e local onde foram registradas, podem ser remetidas aos endereços do MABSUL e tão logo sejam catalogadas estarão expostas na galeria dos acervos do museu.
Tenha seus antepassados destacados na galeria de arte virtual do MABSUL – Valorize-os!!