• Organizações Associativas

  • Voltar

As organizações associativas negras, sejam especificamente de recreação ou de luta, como o Movimento Negro Unificado (MNU), ONGs, Irmandades Religiosas, Feminismo Negro, Força Sindical, Jornal impresso como o Alvorada, Clubes Sociais, sempre foram considerados ambientes catalisadores de experiências, na construção de um conhecimento na busca da apropriação cultural africana, em diferentes escalas e espaços sociais, primando pela educação do povo negro e melhor inserção no mercado de trabalho.
Estes locais sempre foram ambientes de combate ao racismo e a integração do negro a sociedade de classes, mas infelizmente a maioria dos espaços negros físicos, foram engolidos pela preconceituosa explosão demográfica branca, servindo assim ao poder institucional onde estas relações de poder definem a territorialidade, a acessibilidade e as dimensões da ascensão negra na sociedade brasileira.
Diante da explosão tecnológica mundial, a professora Dra. Rosemar Gomes Lemos percebeu a necessidade de um local da divulgação e valoração da cultura negra além do espaço físico, assim nasce o MABSul – MUSEU AFRO-BRASIL-SUL, mais uma organização associativa, que pertence a rede de museus da UFPel e que a partir da oficialização do projeto do museu são criadas as Redes Sociais do MABSul, Instagram, Facebook, Twitter, Spotify, Youtube e Deezer que atuam como importante interface para captação de acervos e novos pesquisadores, expandindo esta rede por toda a região sul e divulgando o projeto em todo o território nacional.
O MABSul funciona como um museu virtual cuja missão é identificar, preservar, divulgar amplamente e tornar acessível em meio digital o patrimônio cultural material e imaterial pertencentes a região sul do Brasil, presentes nas expressões e manifestações culturais afro-brasileiras. Temos como visão ser uma instituição de representação, de referência e pesquisa no fortalecimento e valorização das identidades negras afro sul brasileiras.
Diante da explosão tecnológica mundial, o Mabsul, um museu virtual, é mais uma organização associativa, que possibilita a inclusão de novos parceiros de qualquer lugar geográfico que este se encontre, fortalecendo a luta de todas as associações, agremiações e clubes, contra o racismo que ainda assola nosso país.

Visite nossas redes sociais.
Vem conosco!!