Fotos – 1 - Imagem de uma grande família através de gerações. 2 – Mulheres que trabalham com o artesanato. 3 – Casal nas lidas do dia a dia. 4 – Grupo de moradores caminhando.
O quilombo Monjolo está localizado em Campos Quevedo, 7º distrito do munícipio de São Lourenço do Sul (RS), agregando 25 famílias em uma área de 30 hectares.Conscientes da sua descendência de escravos fugidos, os moradores também decidiram coletivamente adotar o nome atual do quilombo – ao invés do antigo, Serrinha. “O moinho que tinha aqui pertinho era construído com mão de pilão pra socar canjica – ou seja, monjolo”, contaram. A expressão se identifica mais com as origens africanas. A memória do surgimento do quilombo vai até 150 anos para trás: leva em conta o nascimento da avó de Ireno Ribeiro, dona Felicidade Rodrigues de Quevedo, que chegou como agregada e posteriormente casou-se com Idaulino ribeiro, fugido de cativeiro no munícipio de Canguçu. Também existem relatos da vinda de outras famílias que possuem troncos comuns com seus antepassados.
Refêrencias Bibliográficas
(Revista Revelando os quilombos no Sul – Pelotas: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, 2010. I Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). II Brasil, Secretaria de Desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Catalogação na publicação: Leandro Augusto dos Santos Lima – CRB 101273). Pág. 30.