• Espiritualidade e Religiosidade

  • Voltar

Por seu aspecto agregador, a religião denota um lugar privilegiado para significar e conduzir as mais diversas práticas coletivas. Constitui-se em grupos, definindo valores simbólicos, ritos, normas, cerimônias, permeia o mundo moderno, confronta a racionalidade com a fé, usa o encantamento do passado na reconstrução da fé atual.
A necessidade cotidiana do sagrado na vida da maioria das pessoas, vai além da cultura de representação católica do país, pois a conceituação sócio histórica nos leva a um sincretismo afro brasileiro, onde as religiões se mesclam e estão presentes nos mais diversos recantos do país.
Se você consegue se conectar com o divino que existe dentro de você quando frequenta uma religião, você pode se identificar com os dois termos. Já se você não tem essa conexão e frequenta uma religião mais por questões sociais ou políticas, talvez você possa se considerar religioso. E, se você se conecta com o divino sem estar ligado a nenhuma religião, você pode se considerar uma pessoa espiritualizada.
Os fenômenos da espiritualidade e da religiosidade carregam em si uma complexidade somente explicada por cada adepto que encontrou seu caminho ou sua busca interior dentro das expressões religiosas de sincretismo afro brasileiro ou nas religiões católica e derivação da igreja protestante.
Dentro deste contexto o Mabsul, busca resgatar e valorizar as festividades, que se mesclam em datas e imagens e ressaltam as crenças e a fé, restabelecendo o diálogo inter-religioso, respeitando a diversidade e os símbolos que inspiram e ensinam a todos que buscam sua essência como ser humano.

Fonte: http://www.eusemfronteiras/.com.br/entenda-a-diferenca-entre-religiosidade-e-espiritualidade