• Arte e Expressões Culturais

  • Voltar

Arte é a manifestação do estado de alma de quem a construiu e a oferece ao seu observador. Através da Arte o ser humano expressa emoções, sua história, sua cultura oferecendo beleza, harmonia, equilíbrio e muita ousadia, pois nem sempre as expressões artísticas são compreendidas em sua plenitude, encanta a muitos, desencanta a outros tantos, mas ainda assim, são expressividades de seu autor.
Mas o que é Arte? Nós do MABSul – MUSEU AFRO-BRASIL-SUL, entendemos ser manifestação de Arte e Expressões Culturais Negra, o Carnaval com toda alegria, beleza e criação que apresenta frente a jurados e ao público que se encanta com o que ouve e vê nas passarelas do samba pelo país. E a Gastronomia? Tem que ter muito talento, ser um verdadeiro artista, para preparar pratos que primeiro maravilham os olhos e deliciam os mais diversos e exigentes paladares através dos sabores trazidos na memória de nossos ancestrais e que são aperfeiçoados pelos descendentes que sabem respeitar os ensinamentos dos seus mais velhos. A maior das Artes e Expressões Culturais, é a Educação formal, pois através do talento de profissionais que se dedicam a ensinar, surgem os mais diversos artistas em todas as áreas culturais, que pesquisam e buscam qualificar-se para honrar sua Ancestralidade.
Nesta Coleção buscamos destacar toda a diversidade artista e cultural que compõe a população negra do país, que é rica de uma história, de uma memória negra negada, pois Arte também é um código e tem papel cultural nas estratégias para manutenção do poder branco na sociedade brasileira.
Embora negada e renegada, a Arte negra, jamais poderá ser apagada, pois Arte também é inclusão, pois é possível ressignificar e ampliar vozes que foram silenciadas por muito tempo, quando observamos um quadro, ou saboreamos um belo prato de raízes africanas, ou desfilamos ao som de uma melodia e ritmo herdado e está sob a tutela de quem sabe reger uma orquestra ou uma bateria de escola de samba, na beleza da bailarina da avenida ou do teatro, enfim, entendemos ser Arte a beleza de ser Negro em uma sociedade racista.
Ao dar visibilidade ao talento negro, o Mabsul busca colaborar com a desconstrução de estereótipos e discursos racistas, e ressaltar a representatividade que liberta.

Junte-se a nós nesta luta.