Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul) pertencente ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas tem por missão identificar, preservar, divulgar amplamente e tornar acessível em meio digital: o patrimônio cultural material e imaterial pertencentes à região sul do Brasil, presentes nas expressões e manifestações culturais afro-brasileiras especificamente, dos Estados do Rio Grande do SulSanta Catarina e Paraná.

Internamente no MABSul com o consentimento do grupo de Educação Patrimonial, foi decidido que seria abordado pelo Museu Virtual um tema escolhido mensalmente em conjunto PARA O ANO 2021 E AS POSTAGENS NA REDE SOCIAL DO INSTAGRAM:

  • Março: Mês da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, em comemoração a esta data, o @museuafrobrasilsul apresentou, durante a primeira semana de março, algumas das mulheres negras que fazem parte dos patrimônios do sul do Brasil.

Por isso convidamos você para conhecer alguns dos verdadeiros exemplos de perseverança e resistência!

  • Abril: Mês da Educação

No Mês da Educação o @museuafrobrasilsul apresentou educadoras e educadores que têm contribuído na divulgação e valorização da história e cultura negra sul-brasileira.

  • Maio: Mês da (re)construção

No mês de Maio focamos na (re)construção de saberes, registros e referências.

  • Junho: Mês do Orgulho LGBTQIA+

No 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta pelos direitos em todo o mundo, e claro que o MABSul não deixou passar sem um evento para lá de especial!

Confere esses convidades especiais que participaram de uma roda de conversa no dia 25 de junho! “Orgulho LGBTQIA+” foi o nosso tema e você não pode deixar de perder esses exemplos que conversaram conosco!

Assista a roda de conversa clicando Aqui.

  • Julho: Mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Mês de julho não poderia ser diferente aqui no MABSul: 25 de junho é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, mas nós preparamos um mês inteiro para elas!

Mulheres incríveis para apresentarmos é o que não faltou neste mês. Mulheres Negras, vocês são inspirações. Suas conquistas são nossas conquistas.

  • Agosto: Mês das Artes     

O mês de agosto foi o Mês das Sete Artes (Arquitetura, Escultura, Artes Plásticas, Literatura, Dança, Teatro e Cinema) aqui no @museuafrobrasilsul e, ao final dele, no dia 28 (sábado), no MABSul aconteceu seu primeiro Sarau focado na Cultura Negra.

O objetivo era dar visibilidade para a nossa cultura e nossos artistas, aqueles a quem não é dado o devido reconhecimento e espaço na mídia. Pretendemos valorizar as produções de nosso povo! Temos talentos incríveis que merecem toda visibilidade e reconhecimento!

Assista ao Sarau clicando Aqui.

  • Setembro: Mês da Primavera dos Museus    

O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, na 15ª edição da Primavera dos Museus, propôs o tema – Museus: perdas e recomeços – para reflexão destes espaços em tempos de pandemia do Covid 19.

O Mabsul – Museu Afro Brasil Sul inova ao ser o primeiro museu virtual da Região Sul do Brasil dedicado a cultura negra, buscando a abertura intelectual que assuma o desconforto da quebra de paradigmas, celebre a diversidade, e comemore a vitória da transformação social.

  • Outubro: Mês das Mídias

No mês de outubro focamos na valorização das diversas formas de mídias, que permitem que o nosso museu seja possível!

  • Novembro: Mês da Beleza Negra

Em toda sociedade existe um repertorio de imagens usadas para dar sustentação a clichês e estereótipos, que gradualmente impõem um padrão de beleza como se único fosse sem levar consideração a diversidade humana.

A desconstrução dos estereótipos e clichês que fundamentam o racismo, acontece pela revalorização e ressignificação da cultura e história afro americana e africana, assim como seu corpo, seu cabelo assume um valor político e de poder contra a opressão e as desigualdades raciais. Foi assim nos EUA e no Brasil.

Nós do Mabsul valorizamos e saudamos a beleza negra no seu infinito mosaico de expressões construídas no passado, vivenciadas e apreciadas no presente.

  • Dezembro: Mês da Ancestralidade

O Mabsul busca resgatar toda força e energia vital da população negra do Sul do país com o proposito de fortalecer a habilidade de ouvir esta voz interior e juntos formar uma união onde possamos sermos uma instituição de representação e referência no fortalecimento e valorização da identidade negra no sul do Brasil.

  • Janeiro: Mês da Retrospectiva 2021

O mês de janeiro foi o da retrospectiva das postagens do ano 2021.

  • Fevereiro: Mês das Celebrações

No mês de fevereiro focamos em homenagear as diversas celebrações.

  • Março: Mês do Lançamento do Acervo Carnaval

Carnaval, a maior festa popular de rua, vai além da purpurina, pois tem desdobramentos políticos, econômicos e sociais. Para além da diversão e da ilusão, que acaba na quarta feira de cinzas, a extensão e a diversidade étnica que lota as ruas das cidades do país, tem suas vidas impactadas pelo empreendimento transformado em paixão o ano todo.

No mês de março buscamos valorizar o lançamento do acervo, que é um resgate histórico da enorme contribuição negra nestas festividades no sul do país.

  • Abril: Mês do Lançamento do Acervo Carnaval

Você já sabe que durante nove meses, estaremos fazendo o lançamento de uma de nossas coleções. Agora em maio, mês das mães, das noivas, é mais um mês das mulheres e estaremos lançando a Coleção Religiosidade, mês da Fé que nos mantém de pé e firmes em nossas lutas e objetivos.

A Religiosidade se encontra no Mabsul que é arte negra em movimento.

Confiram os conteúdos desenvolvidos pela equipe do Museu Virtual e descubra muito mais nas nossas redes de comunicação.

Aproveite e interaja conosco!

Quer colaborar com o Museu Afro-Brasil-Sul com alguma peça pessoal? Envie um email para museuafrobrasilsul.ufpel@gmail.com. Responderemos seu email assim que possível!


Colaboradores

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Apoiadores

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem