Acervos Virtuais é um projeto da Rede de Museus, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que tem como objetivo a divulgação dos acervos e coleções que compreendem o conjunto de bens culturais, de caráter material ou imaterial, móvel ou imóvel, integrantes do campo documental de objetos/documentos que corresponde ao interesse e objetivo de preservação, pesquisa e comunicação dos museus e processos museológicos das instituições vinculadas à Rede de Museus da UFPEL.

Este projeto surgiu da necessidade das instituições museológicas se adequarem ao período da pandemia do COVID-19, que vem causando um grande impacto com o fechamento dos museus, surgindo a necessidade de reforçar a presença digital deste setor junto ao seu público.

Este projeto é extremamente positivo neste momento tão delicado que a comunidade brasileira vem passando. A disponibilização dos acervos e coleções, por meio deste projeto, torna mais acessível e favorece a difusão dos acervos culturais que estão digitalizadas dentro da UFPel.

A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC), investiu e acreditou neste projeto da Rede de Museus, criando este repositório para fomentar a divulgação destes acervos que fazem parte do patrimônio material e imaterial da UFPel.

Para solicitar o ingresso neste repositório, os interessados devem procurar a Rede de Museus da UFPel através do e-mail redemuseusufpel@gmail.com.

Esperamos que todos apreciem esta iniciativa.

Rede de Museus da UFPel