20° Semana Nacional de Museus
De 16 a 22 de maio de 2022 ocorre em todo Brasil a 20° Semana Nacional de Museus, trazendo consigo a temática “O Poder dos Museus”.
O poder atribuído aos espaços de memória carrega em si o significado e a representação narrativa da realidade. Isso em si é uma responsabilidade com o próprio futuro. Ser o marco entre a memória e o esquecimento, a lembrança e o apagamento, o que foi e o que será.
O poder dos museus é constante construção e transformação, e completamente conectado àqueles que lhe movem e seguem em conjunto o embalo.
Mas afinal, qual o poder dos museus?
Com o objetivo de compreender um pouco do poder que estes espaços museais possuem na vida dos sujeitos que lhe ocupam, o MuDI traz como proposta a ação Museus: Conexões e Afetos
Breve relatos sobre como os museus se conectam e afetam as pessoas.
Compartilhe nas redes sociais utilizando a hashtag #MuseusConexoesEAfetos o seu relato de poder com museu.
Maurício Pinheiro, museólogo e morador da zona rural de Pelotas, compartilha conosco a sua conexão e relação afetiva com o Museu Gruppelli.
#MuseusConexoesEAfetos
Mari Borges foi trabalhadora do Museu do Doce (UFPEL) e compartilha conosco um pouco de sua experiência e admiração pelo espaço museal.
#MuseusConexoesEAfetos
Paulo Jorge Rodrigues residente em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Capitão da reserva do exército e colecionador de cédulas e moedas. Compartilha conosco sua admiração pelos museus.
#MuseusConexoesEAfetos
Fabiane Moraes é conservadora e restauradora de bens culturais e atualmente atua frente a direção do Museu da Baronesa na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Nos conta um pouco do que significa esta experiência em sua vida.
#MuseusConexoesEAfetos