ORGANIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA DO MUSEU DO DOCE DA UFPEL (ENSINO)

Resumo: O presente projeto se baseia nas premissas do projeto pedagógico do Bacharelado em museologia onde a formação do profissional desta área deve estar calcada no conjunto de observações e reflexões sobre os desafios contemporâneos de um museólogo, sobre o papel que se espera que exerçam os museus na sua relação com a sociedade, sobre as novas expressões que adquirem essas instituições que a muito deixaram de ser apenas locais do exótico e do raro, A finalidade desse projeto é a formação de um museólogo comprometido com a construção do conhecimento, atento e sensível ao trabalho com valor social, e que possa desenvolver uma prática refletida na teoria. Um profissional cujo trabalho seja reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade.

A MEMÓRIA DO DOCE PELOTENSE E A ORGANIZAÇÃO DO MUSEU DO DOCE DA UFPEL (PESQUISA)

Este projeto é a continuação da pesquisa que destinou-se ao desenvolvimento de tese “ A trajetória de uma Construção Patrimonial: A tradição doceira de Pelotas e Antiga Pelotas na Constituição do Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas – LEAL, Noris Mara Pacheco Martins”. Neste se procura compreender as motivações que levam a musealização do doce de Pelotas, e da escolha da Casa do Conselheiro Maciel – Casarão nº 08 da praça Cel. Pedro Osório em Pelotas – como sua sede. Propõem indicar as forças e interesses institucionais e políticos, que manejaram o processo e definiram as condições deste Museu. Analisar esse movimento de institucionalização da memória é de grande importância para entender como acontecem estes processos conduzidos por grupos locais e com atuação do IPHAN, na consolidação das escolhas locais como patrimônio nacional. Para tanto é necessária uma visão crítica deste processo, mostrar a trajetória das decisões e práticas em relação ao patrimônio material e imaterial e os discursos inerentes a estas

ações.

DOCUMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU CARLOS RITTER (ENSINO)

Resumo: O projeto aqui colocado se baseia nas premissas do projeto pedagógico do Bacharelado em museologia e do Bacharelado em Conservação e Restauração onde a formação do profissional destas áreas deve estar calcada no conjunto de observações e reflexões sobre os desafios contemporâneos das áreas, sobre o papel que se espera que exerçam na sua relação com a sociedade, A finalidade desse projeto é a formação de um profissional comprometido com a construção do conhecimento, atento e sensível ao trabalho com valor social, e que possa desenvolver uma prática refletida na teoria. Um profissional cujo trabalho seja reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade.

ORGANIZAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DO TELEFONE (ENSINO)

Resumo: A área de conservação e restauração se insere no contexto mais amplo da preservação de patrimônio cultural, e estrutura-se em três linhas de atuação: a conservação, a restauração e a conservação preventiva, cada uma com suas especificidades, mas sempre complementares. Por conservação preventiva designa-se o conjunto de ações não-interventivas que visam prevenir e/ou retardar os danos sofridos, minimizando o processo de degradação dos bens culturais. O plano pedagógico do curso tem, como seu objetivo central, a formação de profissionais com competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados, de forma criteriosa e segura. Desta forma, a Reserva Técnica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis constitui-se em espaço para aplicação dos conhecimentos estudados nas disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III, local em que as teorias e práticas podem ser aplicadas e discutidas pelos alunos. A estratégia de incluir os alunos, desenvolvendo ações de documentação, higienização e organização do acervo relacionado às telecomunicações em Pelotas, sob a guarda do DMCOR/ICH, com a supervisão do professor, se insere no contexto didático-pedagógico do curso, oferecendo capacitação e formação adequada aos futuros profissionais que trabalharão com a preservação de bens culturais, em contextos diversos. Os aspectos referentes às ações multidisciplinares, características do trabalho do Conservador-Restaurador, também formam a base do projeto de ensino proposto.

CASTELO DE PEDRAS ALTAS- AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO ACERVO PATRIMÔNIO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL (EXTENSÂO)

Este projeto tem como objetivos desenvolver ações de preservação do acervo móvel do Castelo de Pedras Altas. Construído pelo político gaúcho Joaquim Antônio de Assis Brasil no inicio do século. O edifício e o acervo são patrimônios culturais reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS – IPHAE, que indicaram os cursos de Bacharelado em Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis para desenvolver ações de consultoria para os novos proprietários do bem cultural. Trata-se de um acervo riquíssimo para a cultura do RS, necessitando neste momento de um trabalho adequado aos parâmetros da área do patrimônio, de forma a tornar acessível aos pesquisadores e a comunidade em geral esta importante fonte de pesquisa. E o desenvolvimento deste projeto em suas dependências permitirá não só um laboratório de ensino para os alunos dos dois cursos, como também permitirá a preservação da história gaúcha.