A Discoteca L. C. Vinholes, vinculada ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, é responsável pela guarda,  conservação e difusão de um relevante acervo de fonogramas em diversos suportes, além de itens de coleções de outras naturezas, notadamente os que compõem a coleção particular do patrono do espaço, como documentos, certificados, cartas, passaportes diplomáticos, diplomas, publicações, obras de arte, instrumentos musicais, entre outros.

Criada em maio de 1992 pelo professor Mario de Souza Maia, a Discoteca esteve inicialmente vinculada ao DAC – Departamento de Artes e Comunicação, quando o atual Centro de Artes era o então Instituto de Letras e Artes – ILA/UFPEL. Com o objetivo inicial de constituir e ofertar acesso a um pequeno acervo fonográfico, dirigido inicialmente ao suporte acadêmico dos cursos de música, a Discoteca ampliou sua base de coleções e expandiu a quantidade e relevância de itens de seu acervo com o passar do tempo,  alcançando a marca atual estimada de aproximadamente 23.000 fonogramas.  

Entre os principais suportes de suas coleções, estão os discos de 78 rotações (também conhecidos como bolachões ou discos de goma-laca), LPs (o tradicional disco de vinil), EPs, CDs, MDs, fitas cassette, fitas magnéticas de rolo e cartuchos de fita magnética. À parte dos itens que compõem suas principais coleções – os fonogramas – a Discoteca possui também uma coleção de equipamentos de reprodução de áudio de diversas épocas, além das coleções de seu patrono, o compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes.

Por iniciativa do professor Mario Maia, a Discoteca recebeu nome próprio a partir de 2014, em homenagem ao pioneiro da música aleatória: o compositor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes. Em retribuição, o patrono doou à Discoteca parte significativa de seu acervo, que compreende documentos pessoais como cartas, passaportes diplomáticos, atestados, certificados, diplomas, credenciais, objetos tridimensionais (desde bottons até amostras de material geológico), além de partituras, coleções de álbuns e gravações em suportes como fitas cassette, CD’s, EP’s, LP’s, película cinematográfica, um sistema de som Onkyo, diversos acessórios de áudio e uma coleção de instrumentos musicais orientais.

Outras obras e documentos de L. C. Vinholes foram doados ao Meseu de Arte Leopoldo Gotuzzo, órgão suplementar do CA/UFPEL. Em 2016, a Discoteca recebeu doação de Brasil Eugênio da Rocha Brito, colega e amigo de L. C. Vinholes. A coleção Brasil Eugênio conta com itens em estado impecável de conservação, composta por 1.685 LPs, 160 fitas K7, 25 fitas magnéticas de rolo, além de fitas VHS e equipamentos de reprodução. O acervo da Discoteca conta ainda com outras coleções, compostas por equipamentos de áudio – muitos dos quais recuperados do patrimônio em desuso da universidade – e de fonogramas em suportes diversos, recebidos por doações de acervos particulares e institucionais.

Desde 2015, a Discoteca compartilha espaço físico e estrutura administrativa com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), constituído a partir da necessidade de um espaço para a criação e execução de projetos de pesquisa, extensão e ensino – sempre a partir das coleções da Discoteca, em uma estrutura acadêmica complementar à natureza da Discoteca enquanto acervo.