Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Não tem sede fixa.
Descrição Geral e/ou Histórico
“O Festival do Choro JOÃO PERNAMBUCO surgiu da vontade dos músicos instrumentistas pernambucanos de celebrar o Choro, um gênero musical tão genuinamente brasileiro. Foi batizado com o nome de um dos mais representativos compositores de Choro – João Pernambuco, que carrega no próprio nome o nome do seu estado. Ao lado de outros grandes músicos, como: Rossini Ferreira, Luperce Miranda, Quincas Laranjeiras, entre tantos, colocou Pernambuco como um dos importantes centros de efervescência do Choro no Brasil.
A 1ª edição do Festival do Choro João Pernambuco, foi realizada no ano de 2016, nos dias 19 e 20/05, no Pátio de São Pedro, Recife/PE, com a participação dos mais representativos músicos e musicistas de Pernambuco, tendo como homenageado o mestre Chocho, chorão de 92 anos de idade e considerado o chorão mais idoso do Brasil em atividade.
O Festival é realizado anualmente e tem abrangência nacional” (Texto de apresentação na página do Facebook do Festival. Disponível em: https://www.facebook.com/festivaldochoro.joaopernambuco/).
O Festival é uma produção criada e gerenciada por Wagner Staden, reconhecido produtor cultural no estado de Pernambuco, juntamente com o Coletivo Isto é Choro!, que é liderado por Wagner e pelos artistas Walmir Chagas e Betto do Bandolim.
Informações Complementares
Por meio da movimentação e articulação do Coletivo Isto é Choro! Foi criado o Dia Estadual do Choro João Pernambuco, dia 16 de outubro, criado a partir da Lei 14.178/2021, de autoria do deputado Waldemar Borges, o Dia Estadual do Choro João Pernambuco, uma homenagem ao dia de falecimento do grande mestre do choro pernambucano.
A ideia da criação desta data foi do coletivo Isto é Choro!, grupo que reúne grande parte dos artistas que sentiam falta de uma data oficial que demonstrasse a importância deste estilo musical no Estado. O coletivo é liderado pelo produtor cultural Wagner Staden; por Walmir Chagas, criador do personagem Véio Mangaba, artista e pesquisador cultural; e pelo artista Betto do Bandolim” (Música 04/03/2021).
Website e/ou contato do evento
https://www.facebook.com/festivaldochoro.joaopernambuco/ https://www.instagram.com/festivaldochorojoaopernambuco/
Referências
BERÇO do gênero musical, Pernambuco agora tem seu Dia Estadual do Choro. Cultura.PE, Recife, 04 mar. 2021. Disponível em: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/musica/berco-do-genero-musical-pernambuco-agora-tem-seu-dia-estadual-do-choro/.