Realizações

20° Semana Nacional de Museus

📆 Dia 22 de agosto, às 17h
📌 Lá no canal do youtube do MuDI (link na bio do perfil)

E para dialogar conosco contamos com a participação da Doutoranda e Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Bacharela em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Priscila Chagas e para compor o debate temos o Diretor do MuDI e professor do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro (UFPEL) Daniel Maurício Viana.

Vamos debater sobre o território digital como um campo para o diálogo intercultural, os museus virtuais encontram inúmeros desafios e complexidades no que diz respeito à ciberlinguagem.

Esta atividade faz parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural que ocorre nos dias 20 e 21 de agosto e apresenta a temática Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética. As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural fazem referência ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto.

    Dialogando na virtualidade: linguagem e desafios do agora

    De 16 a 22 de maio de 2022 ocorre em todo Brasil a 20° Semana Nacional de Museus, trazendo consigo a temática “O Poder dos Museus”.

    O poder atribuído aos espaços de memória carrega em si o significado e a representação narrativa da realidade. Isso em si é uma responsabilidade com o próprio futuro. Ser o marco entre a memória e o esquecimento, a lembrança e o apagamento, o que foi e o que será.

    O poder dos museus é constante construção e transformação, e completamente conectado àqueles que lhe movem e seguem em conjunto o embalo.

    Mas afinal, qual o poder dos museus? Para saber mais, clique aqui.

      Bordado e Política

      Live parte do encerramento da exposição Bordando Memórias: Doces Linhas na pandemia, tendo como convidadas: Maria Antonieta Dall Igna (Professora aposentada da FaE/UFPel; integrante do Grupo de Bordadeiras do Museu do Doce), Janete Fontinelli de Melo (Bordadeira e patchworeira, administradora do grupo Memórias Bordadas e Costuradas) e Rita Lima (Bancária aposentada, integrante do grupo Linhas de Sampa).

        Mulheres negras na pandemia: trabalho precarizado e exposição à violências

        Roda de conversa realizada pelo Museu Diários do Isolamento (MuDI) em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU/RS), Coletivo Marielle Franco (IFRS/Alvorada-RS), Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro (FFLCH-USP) e o Coletivo Feminista Lélia Gonzalez (FFLCH-USP).

        Participação de Luana Ortiz – Graduanda em Ciências Sociais (USP), idealizadora e integrante do Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro (FFLCH-USP); Gabriela Lage Silvério – Graduanda em Ciências Sociais (USP), integrante e co-fundadora do Coletivo de Mulheres Negras Sueli Carneiro (FFLCH-USP); Janaína de Oliveira Assis Ramos – discente do curso Técnico em Cuidados de Idosos e membro do Coletivo Marielle Franco do IFRS câmpus Alvorada; Luiz Felipe Teixeira – Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado – MNU/RS. Mediação de Matheus Cruz – Museólogo integrante do Museu Diários do Isolamento (MuDI)

          (RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares das cientistas na pandemia.

          Bate-papo com cientistas que integraram a exposição (RE) EXISTÊNCIA: os vários lugares da mulher na pandemia, realizada pelo Museu Diários do Isolamento – MuDI, sobre os desafios e impactos da pandemia nos projetos, perspectivas e atuação cotidiana de mulheres na ciência.

          17 de agosto de 2021.