• Exposições Anteriores

  • Voltar

Exposições Anteriores

Exposição Bordando Memórias: Doces Linhas na pandemia

A exposição Bordando Memórias: doces linhas na pandemia apresentou um grupo de mulheres que borda linhas e que também compartilha afetos. Seja por entre suas histórias alinhavadas, seja por entre linhas de solidariedade, as diferentes biografias bordadas apresentadas, compartilham, de forma mágica e sensível, como um risco e um ponto podem fortalecer comunidades e aproximar os indivíduos, mesmo quando o tracejado não é visível e torna-se necessário se deixar guiar pelas linhas do coração. Os laços de afeto formados no grupo ajudaram a enfrentar momentos de crise, como durante o período de isolamento imposto pela pandemia da Covid-19. Das mãos ↑inquietas e habilidosas do grupo também surgiu a solidariedade, criando ações que ajudaram a confortar aqueles que enfrentaram, na linha de frente, os desafios da distância e da perda.

    Exposição Cartas que levam Abraços

    A distância física imposta pela pandemia não deveria significar, necessariamente, um automático afastamento das pessoas dos seus afetos. Novas e velhas formas de comunicação foram instaladas, as conversas virtuais viraram rotina, o trabalho em casa passou a tomar conta do dia-a-dia de muitos, com a utilização em grande escala da internet. Oportunidade para fazer proveito dessa mediação digital, estabelecendo ou fortalecendo conexões afetivas.

    Na Semana do Patrimônio de 2020 o MuDI realizou essa exposição, convidando as pessoas a escreverem uma carta para um amigo, familiar ou outro, contando algo sobre as suas vivências, sentimentos, ânsias e esperanças durante o período de isolamento social.

    A “carta” podia ser um texto descritivo, poesia, música, desenho, foto, enfim, a critério do participante.

    A exposição ficou em cartaz de 21 de setembro a 30 de novembro de 2020.

      Exposição (Re)Existência: os vários lugares da mulher na pandemia

      A exposição dialogou com diferentes mulheres artistas e cientistas, que contaram suas histórias, rotinas e desafios durante o
      período de isolamento social. A escuta dessas diferentes vozes femininas buscou discutir sobre a forma como a pandemia impacta em seus cotidianos, planos, projetos e perspectivas.

      A exposição ficou em cartaz de 30 de março a 21 de julho de 2021.