Em sua primeira temporada intitulada “Diversidade de Vivências na Pandemia” o podcast contou com a participação de quatro atores de diferentes localidades e contextos e os episódios partem destas narrativas únicas e, ao mesmo tempo diversas, sendo capaz de criar uma rede de virtuais conexões, a qual, estabelece relatos de memória que contextualizam e direcionam aos impactos da pandemia de COVID-19 na vida cotidiana. Utilizando o formato em áudio, a ação foi disponibilizada na plataforma YouTube, no canal do Museu.

Para acessar os episódios basta clicar nos ícones abaixo:

1° episódio:

Residente da cidade de Herval, no Rio Grande do Sul, Ana nos conta um pouco como se desdobrou ao lado dos colegas, para manter a conexão com os alunos da rede escolar na zona rural da cidade, criando estratégias para que esse vínculo perdurasse até o retorno das atividades presenciais. Além disso, traz em sua fala reflexões significativas sobre a relação familiar.

2° episódio:

Trabalhadora, filha, mãe, esposa e uma pessoa essencialmente afetuosa, atuou durante o isolamento na linha de frente da pandemia. E para encarar os inúmeros desafios neste processo, colocou toda sua emoção e coração para enfrentá-los, e, assim, passou a valorizar cada vez mais as conexões com as pessoas que mais ama. Desse modo, partilha conosco como foi encarar esse difícil período.

3° episódio:

Neto da dona Amélia Moreira (a quem dedicamos este episódio), Heron é também museólogo de formação e coração. Sua vivência é atravessada por processos de ressignificações que transformam a forma que ele passa a ver e viver o mundo.

4° episódio:

Natural do Espirito Sando, Edgar vem para Pelotas para cursar a faculdade de Medicina. E compartilha conosco hoje as experiências que vivenciou durante a pandemia dentro do contexto de um estudante na área da saúde e a partir do olhar de um historiador, sua primeira formação.

Episódio bônus:

Relatos de experiências que partem de lugares distintos e se encontram no ambiente universitário da UFPel.

Ouça agora: