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Título
RENDERIZAÇÃO 3D PARA FREELANCERS E ESTÚDIOS DE PEQUENO PORTE
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre a renderização 3D para animação. Uma abordagem voltada à produção 3D para estudantes, profissionais freelancers ou estúdios de pequeno porte que, supostamente, não possuem a sua disposição um alto poder computacional para produção. Este trabalho visa propor uma reflexão à respeito da produção de animação 3D e o olhar do artista, utilizando princípios técnicos e artísticos, não apenas teóricos, mas também de caráter prático/empírico sobre a renderização de animações 3D.
A renderização para animações 3D pode, em alguns casos, gerar artefatos ou ruídos discrepantes entre quadros, causando estranheza ao espectador, o que por sua vez caracteriza a imagem como de baixa qualidade quando considerada um produto. Esta situação exige alto processamento computacional para resolvermos de forma automática este tipo de problema. Neste momento, o olhar de um artista pode vir a contribuir para a resolução de casos como este, mimetizando, ou diríamos, simulando perceptualmente, efeitos que seriam dispendiosos para uma produção de baixo orçamento.
É importante observar que em produções de grande porte, como por exemplo as animações hollywoodianas, a preocupação com processamento é bem pequena, visto que o orçamento de produções de grande porte visa cobrir gastos com tecnologia, removendo limitações computacionais para o artista e elevando de certa forma a qualidade final do trabalho. Porém acredita-se que estes métodos avançados podem ser mimetizados pelo artista estudante, freelancer ou de estúdio de pequeno porte, para um resultado visualmente similar e com um custo computacional menor.
Palavras-chaves
Arte | 3D | Animação | Renderização | Shading | Produção
Autor
Rodrigo Bitencourt Rodrigues
Ano
2014
Curso
Cinema de Animação