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Título
O QUADRINHO COMO PRÉ-LAYOUT PARA ANIMAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A ADAPTAÇÃO DA SÉRIE ONE PUNCH MAN
Resumo
Este artigo apresenta a análise comparativa feita entre o mangá One Punch Man e sua adaptação para anime, investigando a influência do quadrinho enquanto referência visual na concepção da animação. Objetiva-se, principalmente, demonstrar como a obra original reúne as competências necessárias para lastrear o desenvolvimento artístico da mídia audiovisual, desempenhando função de pré-layout. Para isso, a análise realizou, após breve histórico do desenvolvimento das mídias no Japão, a contraposição de quadros do mangá e seus respectivos frames do anime, observando as transposições de composições, design de personagens, recursos gráficos e iluminação. A pesquisa, respaldada em autores que discorrem sobre os temas abordados (como Scott McCloud e Thomas Lamarre), concluiu que o quadrinho apresenta o necessário para o desenvolvimento visual da animação, amparando a criação do layout, ainda que adequações se mostrem necessárias durante essa adaptação. Não obstante, a análise também reforça um modelo diferente de pensar a realização de um produto audiovisual animado mais econômico, porém eficiente.Com isso, não demonstra um paradigma absoluto, mas sim um que pode contribuir nas realizações audiovisuais, principalmente em âmbito acadêmico.
Palavras-chaves
Cinema de Animação | Layout | Adaptação | One Punch Man
Autor
Alexandre Da Silveira Junior
Ano
2018
Curso
Cinema de Animação