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Título
O CINEMA DE ANIMAÇÃO JAPONÊS E OS RECURSOS DIGITAIS A PARTIR DE 1983
Resumo
Este trabalho analisa fílmica e historicamente a origem da tecnologia, a introdução e as experimentações dos recursos digitais no cinema de animação japonês a partir de 1983, com o longa-metragem Golgo13: The Professional (Osamu Dezaki, Japão, 1983). A partir da elaboração de uma linha do tempo com os principais filmes que inovaram na forma em que a animação digital foi utilizada, foram selecionados dois longas-metragens para um estudo mais aprofundado: Ghost in the Shell (Kokaku Kidotai, Mamoru Oshii, Japão, 1995) e Final Fantasy: The Spirits Within (Hironobu Sakaguchi, Estados Unidos, Japão, 2001). O primeiro título caracteriza-se como um marco da transição de modos de produção analógico e digital, pois incrementou a narrativa e a experiência cinematográfica da produção 2D. Já o longa-metragem Final Fantasy é considerado um marco do avanço tecnológico dos recursos digitais em animações 3D, tanto japonesas quanto no contexto mundial, conseguindo resultados de textura e movimentação dos personagens muito próximos do real, algo muito difícil para a época. Considerando-se que esses dois filmes geraram transformações significativas na indústria da animação japonesa, foram definidos como objetos de estudo, com o intuito de auxiliarem na compreensão de como os japoneses, até então consolidados com o modo de produção analógico de animação 2D, incorporaram os recursos digitais em seus filmes de animação.
Palavras-chaves
Animação Japonesa | Recursos Digitais | Animação Digitalmente Assistida
Autor
Bruna Thaís de Paula
Ano
2014
Curso
Cinema de Animação