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Título
MOTION CAPTURE NO DESENVOLVIMENTO DE GAMES COM CENAS NARRATIVAS: O OLHAR E A EXPRESSÃO FACIAL DOS PERSONAGENS EM DETROIT BECOME HUMAN
Resumo
A pesquisa opta por estudar o tema do olhar e expressão facial dos personagens em games que utilizam a tecnologia para desenvolvimentos das cenas narrativas. Como caso a ser estudado, foi escolhido o jogo Detroit: Become Human (Quantic Dream, 2018) por conta de suas características narrativas relacionadas com a mise-en-scène, partindo da contribuição de David Bordwell e Kristin Thompson para o assunto (2008), e com o olhar, tendo como referência o estudo de Thomas Elsaesser e Malte Hagener (2018). Como resultado, observa-se que é possível uma leitura das cenas do jogo tendo como base a teoria do cinema. Além disso, o game apresenta uma desconexão entre as cenas de diálogo, onde são visíveis o olhar e a expressão facial, e as cenas de ação que não apresentam uma fluência equivalente.
Palavras-chaves
Motion Capture | Detroit Become Human | Expressões Faciais
Autor
Johann Sperandini Antonelli
Ano
2021
Curso
Cinema de Animação