Documento
Metadados
Título
GÊNERO, CINEMA E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE REALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO LILÁS
Resumo
O presente artigo contém a minha reflexão sobre a experiência do processo de produção do Lilás, documentário realizado como parte prática do Trabalho de Conclusão de Curso em Cinema (TCC) e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o objetivo de identificar comportamentos identitários de gênero nas crianças da Escola de Educação Infantil Lambrecht e Nogueira, em que o filme foi gravado. Através dessas reações este trabalho contextualiza um conceito sobre identidade de gênero a partir de Guacira Lopes Louro e Judith Butler e analisa o material captado para o filme. Dessa forma, identifica a presença de uma estrutura de gênero culturalmente pré-definida que é constantemente reinterada por diversas instâncias culturais utilizadas como ferramentas sociais de formação, incluindo as escolas e as mídias. A partir disso, proponho uma reflexão sobre a formação da identidade de gênero em crianças baseando-se em teóricas da área, assumindo a presença do ponto de vista da equipe e a sua relação com o processo do filme.
Palavras-chaves
Identidade de Gênero | Cinema | Documentário | Educação Infantil
Autor
Bruna Fortes
Ano
2015
Curso
Cinema e Audiovisual