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Título
FENÔMENO VTUBER E A TECNOLOGIA POR TRÁS DE SEUS AVATARES
Resumo
O mercado de entretenimento digital tem visto um crescimento em sua popularidade com o aumento de interesse em livestreaming, que foi potencializado pela pandemia de Covid-19. Muitas pessoas têm feito suas carreiras em plataformas como YouTube e Twitch, e dentre essas estão as VTubers - personagens 2D ou 3D geradas por computação gráfica e animadas em tempo real pelo captura de movimento de um ator ou atriz. Mas as carreiras não ficam restritas a quem realiza as transmissões, diversos artistas, animadores, e até pessoas que gerenciam essas novas celebridades estão conseguindo trabalho graças a esse novo gênero. Portanto, essa é uma pesquisa documental que tem como objetivo estudar o fenômeno das VTubers, desde a tecnologia empregada até as técnicas de interação com o público, buscando entender o processo de criação destas personagens e seus modelos, assim como identificar elementos-chave na sua apresentação. Para isso foi realizada uma investigação nas plataformas mais usadas (YouTube e Twitch), entrando em contato com pessoas envolvidas nesse mercado, além de estudo de materiais oficiais e engenharia reversa de modelos prontos disponibilizados na página dos softwares usados no mercado, e uma análise de três VTubers (Kizuna Ai, Gawr Gura e Amatsuka Uto) com a intenção de observar aspectos vinculados à construção de personagem, tipo de conteúdo e elementos visuais que compõem a linguagem dessas transmissões.
Palavras-chaves
VTubers | Virtual YouTuber | Captura de movimento | Animação | Entretenimento Digital
Autor
Vitor Brognara Sardinha
Ano
2022
Curso
Cinema de Animação