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Título
ENTRE O REPRESENTACIONAL E O ABSTRATO NOS CRÉDITOS DE ABERTURA DE SAUL BASS
Resumo
A pesquisa consiste na observação de uma possível tensão entre o representacional e o abstrato na prática gráfica e cinética em créditos de abertura desenvolvidos por Saul Bass no início de seu percurso artístico, durante a década de 1950. O recorte da pesquisa se estabelece a partir dos três primeiros filmes com créditos realizados pelo artista: O homem com o braço de ouro (1955) e Anatomia de um assassino (1959), ambos de Otto Preminger, e Um corpo que cai (1958), de Alfred Hitchcock. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para um pensamento da imagem animada que não esteja restrito a um paradigma representacional, mas que considere a tensão deste com uma expressão abstrata do movimento. De forma específica, intenta-se observar o desdobramento da prática da animação dentro do enquadramento de imagens com uma ontologia gráfica.
Palavras-chaves
Créditos de Abertura | Saul Bass | Design e Animação | Representacional e Abstrato
Autor
Bruno Gomes De Lima
Ano
2018
Curso
Cinema de Animação