Documento
Metadados
Título
ENTRE O FÍLMICO E O PICTÓRICO: A ESTILÍSTICA EM VITTORIO STORARO NOS FILMES O CONFORMISTA (1970) E O ÚLTIMO IMPERADOR (1987)
Resumo
O estudo apresenta uma observação analítica a respeito da estilística presente nos filmes O conformista (1970) e O Último Imperador (1987) do diretor Bernardo Bertolucci enfocando no trabalho de direção de fotografia desempenhado por Vittorio Storaro em ambas as obras, particularmente, sob a ótica da fotografia e seu papel na construção deste conjunto estético. O interesse analítico da investigação perpassa o diálogo entre dois paradigmas teórico-metodológicos próximos ao campo do cinema e das artes visuais. De um lado interessam as questões fenomenológicas trazidas para o campo da imagem em movimento por Jacques Aumont (2004). Por outro são vistos caminhos genealógicos a respeito das imagens através da contribuição de Jonathan Crary (2012) e também de David Bordwell (2013).
Palavras-chaves
Cinematografia | Estilística | Fenomenologia e Genealogia | Composição
Autor
Caio De Marco Santos
Ano
2018
Curso
Cinema e Audiovisual