Documento
Metadados
Título
DRAMATICIDADE E EXPRESSIVIDADE DO CONTRASTE DA LUZ E SOMBRA NA CINEMATOGRAFIA DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO ATÉ O FILM NOIR
Resumo
Este trabalho aborda os aspectos da luz e sombra no contraste da fotografia do cinema do expressionismo alemão e film noir nos filmes: O gabinete do Doutor Caligari (Das cabinet des Dr. Caligari, Robert Wiene, 1920) e Envolto nas sombras (The dark corner, Henry Hathaway, 1946), analisando suas utilizações no cinema através de suas propriedades técnicas e narrativas e suas aplicações em cinematografia. A metodologia empregada busca analisar e comparar planos em que a luz e sombra têm papel chave, observação essa embasada principalmente nos autores Bertrand Lira e Blain Brown. Ao longo desse artigo foi observado que existem mais semelhanças do que diferenças entre os dois filmes estudados, de modo que os elementos do estilo de iluminação presentes em ambos cumprem funções narrativas equivalentes.
Palavras-chaves
Luz | Sombra | Cinema | Cinematografia
Autor
Hamilton Oliveira Bittencourt Junior
Ano
2018
Curso
Cinema e Audiovisual